12 maio 2012

[RESENHA] Como Se Livrar De Um Vampiro Apaixonado


Um dos meus livros favoritos é Como Se Livrar De Um Vampiro Apaixonado, mas antes de lê-lo tive meio que um preconceito porque o título do mesmo me levava a crer que era uma paródia de Crepúsculo, não gosto da série e menos ainda de paródias, contudo creio que quando eu disse que ele é um dos meus favoritos vocês entenderam ele não se encaixa no quesito paródia de um livro ruim.

Lucius Vladescu é um cara meio estranho, anda todo de preto, aparenta ser misterioso e muito decidido. Ele tem modos impecáveis e foi criado para liderar, um príncipe, forjado pelas mãos de um tio meio cruel. O líder do clã Vladescu tem uma missão a cumprir, que o fará sair da Romênia e ir parar em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos.


Infelizmente, toda a considerável força de vontade de Antanasia, seu "pique" ( para usar uma palavra daqui), se concentra em rejeitar uma pessoa. 
Verdade seja dita: ela demonstra uma dedicação implacável a essa missão.

Por outro lado, Jessica Peckwood, tem uma vida quase normal, não fosse pelo passado nebuloso, o qual nem mesmo ela conhece bem (e nem faz questão), e de seus pais adotivos anti-convencionais... Dois fazendeiros veganos (e me pareceram bem hipps também), que saem por aí adotando bichinhos e que acreditam que a filha não deve ter um carro para não perder o contato com as pessoas durante o trajeto para escola, o qual ela percorre de ônibus!

Em que mundo pessoas tão diferentes se encontrariam? No literário, claro. Lucius foi prometido a Jessica, ou melhor, ele foi prometido à Antanasia Dragomir (preciso abrir esse parênteses para poder comentar: que espécie de nome é Antanasia? Como se pronuncia isso? E o mais importante o que a autora tinha na cabeça para dar um nome desses à personagem?), a herdeira do clã Dragomir, tão tradicional e que se compra em força ao Vladescu. A união entre os jovens deve ocorrer assim que a princesa complete dezoito anos, mas tem alguns probleminhas pelo caminho.


Enquanto isso, tenho a sensação de que Antanasia sente uma atração indevida por um carregador de feno (um camponês! E baixinho, ainda por cima!), que tem aparência e postura pouca notáveis...

Primeiro desafio: Jessica acha que o Lucius está completamente louco já que ele diz que é um vampiro e conta toda a história para ela de uma vez, a garota simplesmente surta, atira o forcado no pé dele e sai correndo! Segundo: ela já tem uma paixonite, é Jess está caidinha por um garoto da sua sala, Jake, um cara muito simpático e que mostra estar igualmente interessado. Terceiro: ela não quer ser uma vampira, na verdade ela nem cogita que isso seja possível e também não quer se casar logo depois de completar dezoito anos, logo depois de ter se formado no ensino médio.

O garoto parece mesmo um príncipe, ele é bastante arrogante e faz críticas constantes aos costumes da família, mas ainda assim, Lucuis tem um chame que o torna irresistível para qualquer garota, e talvez nem a nossa querida protagonista possa lutar contra esse charme, apesar de se empenhar muito. Certos acontecimentos começam a aproximar os dois e Lucius acaba por se apaixonar por sua prometida, depois de perceber os planos terríveis que seu tio Vasel tinha em mente, e desiste dela para seu próprio bem. Seja como for, a decisão não cabe só a ele, ela deve decidir se deseja ser Antanasia a rainha de um clã de vampiros poderosos ou Jessica, a garota que vai para a universidade quando se formar.


Vocês prestaram um juramento à minha família. Além disso não vou retornar à pseudopousada na cidade, onde dormi ontem à noite. A decoração do quarto tinha temática suína, pelo amor de Deus. Papel de parede com porcos, badulaques em formato de porcos por toda parte. E um Vladescu não dorme com suínos.

Já disse que esse é um dos meus livros favoritos, ele é bem leve e a narrativa é bem fluida, sem grandes emoções, mas me matou de rir durante boa parte da leitura, e quando não estava rindo estava suspirando pelo Lucius, por falar nele, alguém sabe me dizer onde é que eu encontro um vampiro como ele (rsrs)? Não sério, ele me deixou completamente apaixonada desde a minha primeira leitura.

Duas coisas me incomodam nesse livro, a primeira delas a ser mencionada é referente a própria obra, para afastar Jessica Lucius acaba por se envolver com a menina que ela mais odeia e que a odeia igualmente. Enfim, achei que a obra caiu um pouco no óbvio aí, a minha vontade durante aquelas intermináveis páginas era matar ambas as personagens. A segunda é a diagramação, um capítulo começa na mesma página que o outro termina (quando isso é possível) e não gosto muito disso. À época do lançamento a Editora Sextante fez uma votação sobre a capa, que não agradou e então decidiram por manter a original, achei muito melho. Confira as capas que foram colocadas para votação:




Como Se Livrar De Um Vampiro Apaixonado ( Jessica’s Guide To Dating On The Dark Side) não teria continuação, mas a pedido dos fãs a autora resolveu publicar mais um que se chama Jessica Rules the Dark Side (título original e ainda sem tradução) lançado esse mês nos Estados Unidos, o livro não tem previsão de lançamento no Brasil, mas espero que seja logo. Vocês podem conferir a capa do segundo livro, que ficou mais bonita que a primeira, na minha opinião. Confiram aqui. Caso queriam acompanhar, a Arqueiro liberou a tradução de alguns capítulos de "O Casamento", para ler é só clicar aqui.
Para dizer a verdade eu adorei reler Como Se Livrar De Um Vampiro Apaixonado e é um dos livros que eu sempre recomendo para quem tem um estilo de leitura parecido com o meu!! O livro leva quatro estrelas de mim!!








Título: Como Se Livrar Vampiro Apaixonado
Livro: #1

Autora: Beth Fantaskey

Páginas: 310

Tradutor (a):
Alves Calado
Editora: Arqueiro

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Às 17 de outubro de 2017 às 10:01 , Blogger Fabiana Scola disse...

De cara eu adorei o titulo, mas até ler teu comentário eu não tinha me dado conta de que poderia ser uma parodia ou copia do Crepusculo, que ao contrario de ti eu amei!
Enfim parece ser um livro pra lá de divertido e isso é tudo de bom, gostei da resenha e do modo como tu foi sincera. Esse estou para a lista

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial