26 agosto 2012

[RESENHA] Os Instrumentos Mortais #2: Cidade das Cinzas


Para quem não sabe, essa é a minha série de livros favorita, ganhando inclusive de Jogos Vorazes (não me matem!). Conheci o primeiro livro, Cidade dos Ossos, antes mesmo de ser lançado e comprei-o assim que chegou às livrarias, devorei em um dia! Quando ganhei Cidade das Cinzas quase morri do coração, estava completamente louca para saber como a estória continuava... Eu li, e fiquei completamente embasbacada com ele.

Para quem ainda não leu Cidade dos Ossos e não deseja spoilers, recomendo que leia apenas a minha opinião lá no fim da resenha, porque o corpo dela contem alguns, vou colocar o mínimo de coisas sobre Cidade das Cinzas, para que quem ainda não leu possa ser surpreendido, mas também sugiro que se não deseja spoilers leia apenas a minha opinião.

O segundo livro da série (antes trilogia) Os Instrumentos Mortais, começa uma semana depois de onde Cidade dos Ossos parou, a confusão com Valentim e da descobertas de que Jace e Clary são filhos dele e quais são os planos do pai, ainda pairam sobre ambos. Jace ainda não consegue ver Clary como uma irmã, ela por sua vez começa a se envolver com Simon para tentar esquecer o irmão. Agora, ela mora com Luke, o amigo lobisomem que ajudou em sua criação, porque sua mãe continua em coma.; Jace por sua vez, encontra-se no Instituto, tentando levar a vida de sempre, matando criaturas do Submundo com a ajuda de Alec e Isabelle.

— Bem, eu não vou beijar o mundano — disse Jace — Prefiro ficar aqui para sempre e apodrecer.
— Para sempre? — disse Simon — Para sempre é muito tempo.
Jace ergueu as sobrancelhas.
— Eu sabia — disse ele — Você quer me beijar, não quer?

Aí eu fiquei pensando: "a situação não pode piorar", errado! Com a chegada da mãe deles, Maryse Lightwood que, diga-se de passagem, não acredita em uma só palavra de Jace, e da Inquisidora, que tem uma história bastante sombria envolvendo sua família, O Ciclo e portanto Valentim, as coisas realmente começam a desandar feio, mas se você está achando que acabou, está muito enganado. Valentim roubou o segundo Instrumento Mortal, a Espada do Anjo, e mortes misteriosas de crianças do Submundo podem colocar fim aos acordos de paz que a Clave tenta manter a todo custo.

Depois da morte de uma criança fada, Jace, Isabelle, Clary e Simon vão à corte Seelie, a convite da rainha, e lá, Jace e Clary, descobrem que não sabem tudo a respeito de si mesmos e que os sentimentos de um pelo outro não mudou, por mais que eles sejam completamente impróprios, para dizer o mínimo! Não posso me esquecer de que o relacionamento entre Alec e Magnus Bane tem estado cada mês mais presente na trama, bem como o próprio feiticeiro.

O que eu posso dizer sobre esse livro? Acho que emocionante, inacreditável, espetacular, surpreendente e quaisquer outros adjetivos não seriam o bastante, se você leu e gostou de Cidade dos Ossos, ele é bem fraquinho perto de Cidade das Cinzas, o que é um elogio e tanto... Enfim, o que quero dizer é que este é um livro que, independentemente do seu estilo de leitura favorito, você precisa ler, na verdade a série Os Instrumentos Mortais é aquele tipo de obra que considero completa, drama, comédia, ficção, ação, romance são elementos que estão presentes em cada uma das páginas.

— Possivelmente — disse Jace — E é por causa disso que você decidiu que seu velho amigo Simon é uma boa distração?
— Não é assim — disse ela — Eu amo Simon.

Não consigo encontrar nenhum defeito na história da Cassie, o que não é lá muito comum, acho que as personagens foram construídos de maneira brilhante, a história é completamente inédia, sem aqueles clichês que cansam muito, pelo menos a mim! Mas eu tenho um problema sim com esse livro, o material da capa é um horror! Ela vai "empenando", nas beiradas de cima e de baixo, o que faz com que ela se pareça mais com uma rampa daqueles skates de dedo do que com a capa de um livro, e eu acredito que como uma das séries mais rentáveis da editora, a Galera Record poderia muito bem melhorar isso. Se com o seu exemplar não aconteceu isso, pode ter certeza que eu te invejo muito!

A diagramação do livro é simples, mas acho que é exatamente por este motivo que chama a minha atenção, o simples sempre me agradou muito e, não raras ocasiões, me deixaram muito mais encantada que algo muito mais rebuscado. Cada capítulo tem um nome, que está escrito com a mesma fonte do título do livro na capa, assim como a primeira frase de cada capítulo. Como eu disse, simples mas encantadora.

Jamais daria a Cidade das Cinzas uma nota inferior a cinco estrelas, não porque sou boazinha, mas porque a obra é maravilhosa demais para receber uma nota que seja inferior a esta, na verdade, ainda acho cinco estrelas pouco, mas é a quantidade máxima que posso dar. Espero que tenha incentivado pelo menos uma pessoa a ler este livro, se isto tiver acontecido já fico muito feliz.








Título: Cidade das Cinzas | Série: Os Instrumentos Mortais | Páginas: 406

Autor(a): Cassandra Clare Tradutor(a):  Rita Sussekind | Editora: Galera Record


MAIS DO UNIVERSO SHADOWHUNTER


AS PEÇAS INFERNAIS


OS INSTRUMENTOS MORTAIS


OS ARTIFÍCIOS DAS TREVAS
Dama da Meia-Noite | Senhor das Trevas | Queen of Air and Darkness (sem data de lançamento)


THE LAST HOURS
Chain of Gold (previsto para o final de 2018) | Chain of Iron |Chain of Thorns


THE WIKED POWES (sem títulos ou prevista para depois de 2021) 
Esta trilogia se passará 25 anos depois dos acontecimentos de As Peças Infernais.


THE ELDEST CURSES
The Lost Book of the White | The Black Volume of the Dead | The Red Scrolls of Magic


SPIN-OFF 
As Crônicas de Bane | Contos da Academia de Caçadores de Sombras | O Códex dos Caçadores de Sombras | Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo


OUTROS


Grafic Novel de Cidade dos Ossos | Mangá de As Peças Infernais | Livro de Colorir de Os Instrumentos Mortais | Caçadores de Sombras e Seres do Submundo | Guias Ilustrados

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial