31 outubro 2012

[RESENHA] Os Instrumentos Mortais #3: Cidade De Vidro


Já tem um tempo que eu postei a resenha de Cidade das Cinzas, se ainda não leu e for do seu interesse você pode ler clicando neste link. Mas a questão é, eu terminei Cidade de Vidro no outro dia, isso mesmo li em um dia, e agora vim contar para vocês o que eu achei do terceiro livro da série Os Instrumentos Mortais.

Novamente aviso que se ainda não leu nenhum dos volumes ou leu apenas o primeiro, recomendo que pule direto para a minha opinião, porque é impossível falar de uma continuação sem falar do seu volume anterior e por isso esta resenha possui spoilers.

A forma como Cidade das Cinzas terminou foi para morrer de ódio e curiosidade; uma amiga de Jocelyn, do tempo em que morava em Idris, fala para Clary como despertar a mãe que está adormecida por causa de uma poção que havia preparado para o caso de Valentim tentar algum tipo de tortura com ela. Para achar o antídoto ela tem que ir para o país dos Caçadores de Sombras e encontrar o feiticeiro Ragnor Fell, a única pessoa que conhece o antídoto. O problema é que Jace não quer que ela vá, pois Valentim está atrás do terceiro Instrumento Mortal, o Espelho Mortal, e mesmo ninguém sabendo onde exatamente ele está, sabem que permanece em Idris o que significa que a atenção do pai estará voltada para lá.

Além disso, ninguém ainda tem a questão do recém descoberto dom de Clary, e isso preocupa ainda mais Jace. A Clave poderia querer fazer alguma coisa com ela para descobrir o motivo de uma garota que nem ao menos foi treinada como uma Caçadora de Sombras, pode criar novos símbolos ou deixar mais poderosos aqueles que já existem. Como se já não bastasse, Jace também mentiu para a Clave sobre como o navio de Valentim realmente se desmanchou enquanto invocava a horda de demônios em Nova Iorque e isso pode trazer sérios problemas para ele.

Para impedir a ida de Clary, seu irmão resolve que vai pedir a ajuda de Simon para enganar não só a garota como também os Lightwood, que haviam concordado com a ida dela para Idris. Antes que Simon pudesse tomar uma decisão os Renegados atacam e ele é levado para Alicante, única cidade de Idris, pelo portal. Ao chegar no Instituto e notar que se encontra vazio, Clary se desespera porque não foi para Alicante e Magnus que tinha aberto o portal não pode fazê-lo de novo, então ela mesma cria um e vai, ao tentar impedi-la, Luke é arrastado junto com a garota.

Clary chega ao Lago Lyn, lugar de onde saiu o Anjo Raziel com os Instrumentos Mortais, e acaba ficando muito doente porque as águas do lago são amaldiçoadas. Luke a leva para a casa de Amatis, sua irmã, onde ela recebe o devido tratamento e começa a se recuperar. A primeira coisa que Clary faz ao se sentir melhor é tentar ver Jace, e quando chega à casa onde ele está hospedado não é tratada muito bem por todos, exceto pelo lindo e misterioso Sebastian. Depois de alguns acontecimentos, diga-se de passagem bem revoltantes, Sebastian e Clary procuram juntos pelo feiticeiro Fell, mas no lugar dele Clary encontra Magnus que conta para ela como acordar a mãe. O problema é: a garota vai precisar da ajuda do irmão a qual pode não ser dada de boa fé. O que aguarda os jovens Caçadores de Sombras em Cidade de Vidro é perigoso, assustador e eletrizante!

Na resenha de Cidade das Cinzas eu disse como o livro é maravilhoso e que eu tinha gostado demais da leitura, que tinha ficado com muita vontade de ler Cidade de Vidro. Não estava mentindo, mas eu com certeza não esperava tanta coisa deste livro, cada passagem, cada cena me prendia de uma forma impressionante e o amor pelo meu Jace cresceu ainda mais e agora tenho certeza de que nenhum personagem consegue ser melhor que ele, nem mesmo o Patch (Sussurro)... Além disso, eu vi o Valentim se tornar meu vilão mais amado e mais odiado, ele superou o Voldemort (Harry Potter), algo que eu não achava ser possível.


— Eu sei que acha que só quero ficar com você para... para mostrar a mim mesmo o monstro que sou — disse ele. — E talvez eu seja um mostro. Não sei a resposta para isso. Mas o que sei é que mesmo que haja sangue de demônio em mim, há sangue de humano também. E eu não podia amá-la desse jeito se não fosse pelo menos um pouquinho humano. Porque demônis querem. Mas não amam. E eu...

Depois dessa citação eu não posso deixar de mencionar o seguinte: se eu não tivesse me apaixonado pela histórias e personagens lá em Cidade dos Ossos isso seria completamente inevitável agora, o desespero dele e dela nesta cena é quase real e acredite quando digo que você vai sofrer junto com os dois. Cidade de Vidro é um livro é mais carregado de emoção que os anteriores, Jace já não é mais o mesmo, e certos acontecimentos arrancaram lágrimas dos meus olhos, aliás uma parte anterior a esta me deixou extremamente triste, não conto mais porque se não vai ser spoiler.

Não achei possível encontrar pontos negativos na narrativa, não consigo ver algo prejudicial à narrativa que possa ser mencionado nesta resenha, de forma que fico até receosa em julgar minhas próximas leituras depois de ter lido Cidade de Vidro. Cassandra Clare colocou nas  páginas as doses certas de romantismo, ação e cada mínima linha do livro parecem ter sido minimamente pensadas fazendo assim que nada fique sobrando e deixando a desejar.

A diagramação é idêntica ao do exemplar anterior, o que muda, um pouco, é o material da capa. O único problema do livro vem na revisão que contém alguns erros de português, mas não são um número exorbitante que cheguem a prejudicar a leitura. Tem mais uma mudança também na capa, agora nós temos o efeito de vidro quebrado (holografia, para ser mais precisa!) nela, que eu achei bem legal, mas me deixa um pouco tonta se ficar olhando continuamente.

Cidade de Vidro foi direto para a minha lista de favoritos com cinco estrelas e se tratando de uma série preciso deixar claro que tem havido uma clara melhora na qualidade dos livros, nenhum é ruim, mas é que eles vão melhorando! Já estou lendo Cidade dos Anjos Caídos e posso dizer que estou amando e em breve devo trazer a resenha para vocês








Título: Cidade de Vidro | Série: Os Instrumentos Mortais | Páginas: 474

Autor(a): Cassandra Clare Tradutor(a):  Rita Sussekind | Editora: Galera Record



MAIS DO UNIVERSO SHADOWHUNTER


AS PEÇAS INFERNAIS


OS INSTRUMENTOS MORTAIS


OS ARTIFÍCIOS DAS TREVAS
Dama da Meia-Noite | Senhor das Trevas | Queen of Air and Darkness (sem data de lançamento)


THE LAST HOURS
Chain of Gold (previsto para o final de 2018) | Chain of Iron |Chain of Thorns


THE WIKED POWES (sem títulos ou prevista para depois de 2021) 
Esta trilogia se passará 25 anos depois dos acontecimentos de As Peças Infernais.


THE ELDEST CURSES
The Lost Book of the White | The Black Volume of the Dead | The Red Scrolls of Magic


SPIN-OFF 
As Crônicas de Bane | Contos da Academia de Caçadores de Sombras | O Códex dos Caçadores de Sombras | Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo


OUTROS

Grafic Novel de Cidade dos Ossos | Mangá de As Peças Infernais | Livro de Colorir de Os Instrumentos Mortais | Caçadores de Sombras e Seres do Submundo | Guias Ilustrados

Marcadores: , , ,