12 novembro 2015

[ENTREVISTA] Lavínia Rocha


Oiiii amores, então quem acompanha nossa fanpage ficou sabendo que no sábado , dia 14 de novembro, ocorrerá o lançamento do livro Entre 3 Mundos da nossa querida parceira Lavínia Rocha, e para dar a vocês um gostinho do que vem por ai nos fizemos uma entrevista com a autora. Tá incrível  aposto que todos vocês vão se sentir desesperados por este livro, então vamos ao que interessa não é mesmo?


1- Entre 3 mundos tem um enredo muito diferente dos seus outros livros?
Sim, completamente.  Os meus outros livros têm mais a ver com a realidade em que vivemos, nossa organização social e política. Já em Entre 3 Mundos, eu entrei de cabeça na fantasia e criei três mundos diferentes do que conhecemos. O que há de comum são os dilemas adolescentes, os laços de amizade, questões familiares...

      2- O que te inspirou a escrevê-lo?
Eu sempre tenho essa resposta na ponta da língua para os meus livros, porém com Entre 3 Mundos vou passar um pouquinho de aperto (rs). Não me lembro muito bem, eu tinha doze anos quando escrevi a primeira versão da história e acho que foi uma série da TV.

     3-Tendo de olhos fechados para ser lançado e braile e com o lançamento de entre 3 mundos, você pode dizer que são sonhos se realizando?
Sim! O lançamento de Entre 3 Mundos significa finalmente mostrar para todo mundo uma história que me acompanha desde o início da minha adolescência. A Lisa é uma das minhas primeiras personagens, e meu carinho por ela é enorme.  Sempre sonhei com esse momento e mal posso acreditar que enfim vai acontecer.
Já o lançamento de De Olhos Fechados em braile é um sonho mais recente, mas eu pensei que fosse MUITO mais complicado realizar. Corri muito atrás disso e, quando recebi um e-mail dizendo que estava pronto, comecei a chorar (rs).

      4- Os personagens são inspirados em pessoas reais ou são todos fictícios?
Depende. Em geral, meus principais são a mistura de várias pessoas do meu convívio e de vários personagens de livros, filmes, séries... Mas nesse livro em especial há várias pessoas que existem. Fiz homenagens, coloquei piadinhas internas e histórias que já aconteceram (meus amigos estão doidos para conferir isso haha).

      5-  Você pensou em algum momento em desistir de publicar a história e deixá-la na gaveta?
Pior que sim. Depois de Um Amor em Barcelona, esse era o próximo livro da fila, mas acabei passando De Olhos Fechados na frente por não ter certeza se a história estava boa. Daí decidi reescrever antes de publicar e gostei de como ficou, pois desenvolvi melhor o enredo e os personagens. Também fiquei mais confiante com os retornos positivos das minhas leitoras-beta. Ainda tô com um frio na barriga por estrear no mundo da fantasia, mas acho que isso é normal, né?

      6- Você tem algum personagem preferido? Conte-nos um pouco sobre ele.
A Nina, uma das melhores amigas da Lisa! Ela é muito madura e uma excelente conselheira, é aquela pessoa que fala a coisa certa no momento certo. Sempre que a Lisa se mete em problemas, ela está lá com os melhores conselhos praticamente na ponta da língua. Sabe aquelas companheironas mesmo? Então, é a Nina!

      7-  Você tem alguma mania ou "ritual" na hora de escrever?
Bom, não tenho nenhum ritual, gosto de escrever bem livre. Mas tenho uma mania engraçada. Toda vez que me perco com a história, fico sem saber o que escrever ou preciso de alguma ideia, eu saio de perto do computador e fico vagando pela casa, olhando o nada até surgir algo bom haha. Também gosto de silêncio para escrever e por isso prefiro a noite ou quando estou sozinha.

      8- Quais são suas maiores influências literárias?
Cada momento da minha vida tenho “heróis literários” diferentes. No momento, posso dizer que o Pedro Bandeira, por ter marcado o início da minha adolescência. A Thalita Rebouças, por ter me apresentado à literatura nacional e por ser um exemplo lindo de esforço e luta, e a Paula Pimenta por criar romances como ninguém e por ter me motivado a contar histórias sobre a minha cultura, sobre meu país e, principalmente, sobre a minha cidade.

      9- Algum livro teve influência na criação de Entre 3 Mundos? Qual?
Não diretamente. Todos os livros que leio me influenciam de alguma forma (jeito da narrativa, personagens, histórias...), mas não houve nenhum específico para Entre 3 Mundos.

10- Quanto tempo demorou para escrever o livro?
Não me lembro do quanto demorei quando escrevi a história pela primeira vez, acho que foi bem rapidinho. Da segunda vez foram necessários seis meses para colocar o último ponto final, mas mudei vários pontos do enredo até enviar para a editora.

11- O que você espera que os leitores sintam ao ler o livro?
Para mim, é muito difícil me desligar do mundo e me concentrar em apenas uma coisa. Mas há livros que conseguem me colocar dentro da história de um jeito fantástico! E, sempre que isso acontece, eu penso: quero que os meus leitores se sintam assim, quero que se esqueçam de tudo e que sejam transportados para dentro do livro!

12- Como você avalia sua carreira como escritora desde o primeiro livro até agora?
É bem louco falar disso. Costumo dizer que se eu pudesse conversar com a Lavínia de alguns anos atrás, ela não seria capaz de acreditar em tudo o que está acontecendo. Quando a minha carreira começou, eu nem sabia que era uma carreira (rs). Meus pais quiseram motivar meu gosto pela escrita e, então, bancaram a publicação de Um Amor em Barcelona. A família e os amigos apoiaram e ponto final. Achei que ficaria por isso mesmo. Mas depois fui percebendo que a história agradava os leitores, que eu gostava muito de inventar enredos e de ver outros lendo o que escrevia. Publicar mais e mais livros se tornou o meu sonho e hoje posso dizer que a minha carreira só cresce. Ainda tenho muito o que fazer, conquistar um espaço no mundo da literatura exige tempo e esforço, mas acho que estou indo para o lado certo.

13- Entre 3 mundos deixará os leitores desesperados como em De Olhos Fechados?
Espero que sim! Não que eu seja má (longe de mim!), mas gosto de livros que arranquem risos, expressões surpresas, suspiros apaixonados e momentos de desespero. Por isso tento colocar um pouquinho de tudo em minhas histórias. A Lisa passa por situações complicadas como a Ceci (não vou contar mais para não dar spoiler! Haha), então creio que vou receber retornos de leitores desesperados como aconteceu com De olhos fechados.



14- Quando você começou a escrever chegou alguma vez a pensar que suas obras teriam o alcance que tem?
Jamais! Sempre falo que é muito estranho o quanto os meus livros “perderam o controle”. Eles estavam escondidinhos na pasta do meu computador e, de repente, tem gente de vários estados com os meus livros na mão! É maravilhosamente assustador! Mais chocante ainda é quando escuto: aprendi a gostar de ler por sua causa; ou: a Ceci me ensinou muito sobre os cegos; ou: você me motivou a escrever também. É lindo demais ouvir essas coisas, e eu me emociono muito por poder influenciar tanta gente.

Gostaram? Então confirma presença no Evento de Lançamento, vai ser aqui  em BH e quem for daqui ou estiver de passagem pela cidade nesse fim de semana já pode marcar o compromisso com a gente lá no Minas Shopping, okay?

Marcadores: ,

3 Comentários:

Às 12 de novembro de 2015 às 18:34 , Blogger Lavínia Rocha disse...

Que amor! Espero você lá no lançamento! <3

 
Às 26 de novembro de 2015 às 19:40 , Blogger Robson disse...

Quando será bom lançamento? Como adquirir o livro? Preciso com dedicatória

 
Às 1 de dezembro de 2015 às 23:10 , Blogger Aninha Goulart disse...

Boa noite Robson,
Você pode aquirir os livros da Lavínia pelo site da editora (http://www.livrariadplacido.com.br/entre-3-mundos.html ), quando você comprar você manda para a Lavínia pelo imbox no face (https://www.facebook.com/laviniarochaferreira) o numero do seu pedido que ela vai na editora e faz a dedicatória para você :D

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial