09 março 2017

[RESENHA] Fronteiras do Universo #1: A Bússola de Ouro


Oi seus lindos, hoje nos vamos falar um pouquinho sobre A Bússola de Ouro, primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, que nos traz um mundo muito parecido com o nosso, mas no qual as almas das pessoas não vivem dentro delas e sim fora no formato de algum animal.


Enquanto os humanos ainda são crianças eles não são um animal especifico, ficam mudando até se fixar em uma única forma quando a pessoa chega à idade adulta, e são conhecidos pelo nome de Daemons. Nesta realidade paralela à nossa, a ciência e a religião se confundem pois ambas tentam apontar a verdade, sem grande sucesso. Pelo menos até agora.


O livro nos apresenta a história de Lyra uma menina orfã levada que vive na cidade universitária de Oxford, Inglaterra, onde crianças misteriosamente começam a desaparecer, e quando o melhor amigo de Lyra, Roger, some, ela decide que é hora de partir à procura dele, e nossa jovem protagonista está disposta a se arriscar e encarar seus medos e quaisquer desafios que apareçam em nome desta amizade.

Na paisagem fria do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em experiências sinistras. Entre ursos usando armaduras e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, ela terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.

É difícil falar sobre A Bússola de Ouro, porque o livro é muito bom e ao mesmo tempo revoltante, mas não posso dizer muito, pois posso acabar soltando um spoiler  rs, mas a gente tenta não é mesmo?

Eu nunca tinha lido nada parecido antes, achei a história inovadora e instigante para dizer o mínimo. Tem aquelas partes que nos lemos e pensamos “mas é claro que é isto que vai acontecer”, mas em contra partida e na grande maioria da história eu fiquei com aquela cara de boba e pensando “nossa nunca imaginei que poderia ser algo assim :O”  e é tudo muito bem construído de forma ate prender do inicio ao fim.

Cada personagem tem seu papel bem definido e tem seu papel na trama, e de uma forma geral a história é bem encaixada e tem um bom gancho para o próximo livro. Porém é uma história que tem uma censura grande (vide o filme que teve varias alterações e mudanças para ter uma faixa etária boa e atingir um publico bacana), e tudo isto graças as criticas fortes que ele tem principalmente no que dize respeito à religião.

É uma história que me fez pensar muito sobre até onde o homem vai para poder comprovar e afirmar aos outros seus pontos de vista (aqui sobre a ciência  a religião) e ai eu me perdi em um mundo de reflexões que me fizeram amar o livro, embora eu ainda esteja extremamente revoltada (pra não dizer puta!) com o final, porque eu simplesmente não esperava nada do que ia acontecer, e ainda que o final tenha dado um gancho incrível para o segundo livro, eu não estou conseguindo ler a sequencia.

Então de uma forma geral o livro é sim maravilhoso, mas o final me deixou tão sem ação que estou com medo de ler a sequência e ficar ainda mais revoltada do que já estou.







Título: A Bússola de Ouro | Série: Fronteiras do Universo | Páginas: 365 
Autor(a): Phillip Pullman |  Tradutor(a):  Eliana Sabino | Editora: Objetiva

Marcadores: ,

14 Comentários:

Às 9 de março de 2017 às 14:01 , Blogger Fernanda disse...

Ola
Eu sempre quis muito ler esse livro e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Imagino mesmo que seja uma leitura maravilhosa, e é legal saber que há ainda uma reflexão sobre as ações humanas. Espero ler ainda!
Beijos, F

 
Às 10 de março de 2017 às 08:58 , Blogger Ivi Campos disse...

Este é um livor bem famoso, mas que nunca me interessei profundamente em ler, até você mencionar essa questão da censura e aí eu ser alfinetada pela curiosidade. Anotei a dica aqui e espero curtir.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

 
Às 10 de março de 2017 às 16:54 , Blogger Grazi Moraes disse...

Oie amore,
Que capa mais fofa... Parece se tratar de uma fantasia muito bem construída e isso me atrai, então vou anotar a dica por aqui.
Gostei dessa coisa de “se perder em reflexões”, então reafirmo minha vontade de ler o livro.
Excelente resenha, parabéns!
Beijokas!

 
Às 11 de março de 2017 às 18:03 , Blogger Nay* disse...

Eu sempre vejo esse livro,mas nunca tinha lido uma resenha dele, e gostei muito da sua,tive a impressão de que esse livro fez uma critica velada sobre isso de religião X ciência. A história realmente é um tanto incomum mesmo.

 
Às 12 de março de 2017 às 20:38 , Blogger Jéssica disse...

Oi Aninha!

Tudo bem? Então, sou completamente louca para ler a série Fronteiras do Universo porque já vi a adaptação de A Bússula de Ouro e mesmo sabendo que ele é beeeeeeeem inferior ao livro gostei muito (do filme) então acho que deve ser viciante os livros.

Bom, esta questão de o que é ciência e o que é religião nesta dimensão paralela a nossa é sem dúvida o que mais me chama a atenção e sem dúvida o próximo livro deve ser ainda melhor!

Beijinhos

 
Às 13 de março de 2017 às 15:55 , Blogger Anelise Besson disse...

Oi, tudo bem?

Eu já ouvi falarem muito bem sobre essa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Fiquei com medo de ler, por causa da sua reação, confesso haha mas é fato que a premissa me agrada bastante, juntamente com as reflexões que a história traz. Enfim, espero poder ler e gostar. Parabéns pela resenha. :)

bjs

 
Às 14 de março de 2017 às 18:39 , Blogger Feliciity disse...

Olá!
Nunca tinha lido uma resenha dessa trilogia. Foi a primeira vez. E confesso que me encantei, pois nunca imaginaria um enredo desse, em que as almas das pessoas são animais...
O que mais gostei na sua resenha que me instigou a ler o livro, foi que ele tem um "final" surpreendente.
Termine de ler a trilogia para que eu possa ler as resenhas. =p

 
Às 14 de março de 2017 às 21:12 , Blogger Bru Costabeber disse...

Olá!
Li essa trilogia inteira há bastante tempo e curti demais. Ler sua resenha foi como voltar para esse universo e lembrar da sensação maravilhosa que foi ler.
É bem bacana mesmo a questão de os personagens estarem bem definidos nessa obra e cada um fazer aquilo que foi determinado.
Quero reler.
Beijos

 
Às 15 de março de 2017 às 02:39 , Blogger Tamires Marins disse...

Esse livro nunca me chamou atenção, mas fiquei curiosa para saber o motivo da revolta.
Não imaginava que era um livro que trazia tantas reflexões, interessante...
Por mais que essa parte mais madura tenha me chamado atenção, creii que não leria, pelo menos não agora, tenho outras prioridades.

Beijo

 
Às 15 de março de 2017 às 15:39 , Blogger Srta. Bookaholic disse...

Oi, tudo bem?
Eu já vi esse livro por ai e confesso que nunca parei para saber mais, porque sei lá, achava que se tratava de uma história diferente. Mas agora lendo sua resenha fui ficando cada vez mais curiosa com a história, achei muito interessante essa coisa das almas viverem fora no formato de algum animal. Faz um certo tempo que não leio nada muito inovador e instigante, por isso fiquei ainda mais animada quando li seus comentários sobre a orba ser assim. Enfim, espero ler algum dia e gostar tanto quanto você.

Beijos :*

 
Às 15 de março de 2017 às 17:22 , Blogger Catharina M. disse...

Oie
a trilogia parece ser interessante e instigante, eu não sou fã de fantasia entãoi vou deixar a dica passar mas parabéns pela resenha

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

 
Às 16 de março de 2017 às 09:59 , Blogger Amanda Colares disse...

Oiee!
Sempre tive muita vontade de ler essa série, mas ainda não tive a oportunidade de adquiri-la.
Acho a premissa super interessante, até mesmo a questão ciência x religião, a questão da alma no corpo de animal... Super me atrai!
Espero poder ler em breve...
Sua resenha me deixou mais curiosa ainda!
Um beijo...

www.asmeninasqueleemlivros.com

 
Às 22 de março de 2017 às 22:43 , Blogger As Meninas que leem livros disse...

Meu marido "meio que me deu" essa trilogia, Fronteiras do Universo, mas não consegui ler nenhum livro dela ainda, acredita? Assisti o filme, gosto muito dele, aliás... Mas quero muitoo conseguir ler os livros, minha irmã disse que é muito melhor que o filme (obviamente!)

Que bom que o livro te deixou tão cativada, haha! Significa que minhas expectativas poderão ser cumpridas!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

 
Às 22 de março de 2017 às 23:53 , Blogger Aninha Goulart disse...

Eu gosto muito do filme também, e assisti ele primeiro, mas fiquei muito revoltada com as mudanças que eles fizeram no filme pra adequar a classificação rs, mudaram vários pontos importantíssimos da história :(

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial