18 fevereiro 2018

[AUTOR DO MÊS] Conteúdo Exclusivo por Marcella Rossetti


Escrita e Motivação


 “Marcella, comecei a escrever meu livro e tenho ideias incríveis, mas não consigo continuar”
Recebo muitas mensagens assim de escritores iniciantes procurando por ajuda para continuar.

E sei bem como é, já senti isso também.
Muitas vezes, parece que quanto mais você escreve mais sente que não vai conseguir terminar, acredita que tem algo errado com sua história e que ninguém vai gostar dela. E daí começa a sentir que a inspiração, que te fez começar a obra, está desaparecendo como a chama de uma vela se apagando.
Você até sabe que sua ideia é ótima e que escreve bem, mas não entende por que não consegue continuar e por que não consegue escrever mais nenhuma frase ou palavra.
Escrever não é difícil só para você ou para mim. Muitas vezes achamos que para outras pessoas é mais fácil porque tem gente que já nasce com o “talento” da escrita, ou porque têm mais “tempo” para escrever, mas isso não é verdade.
Acredito que o “talento” vem com a dedicação e que o “tempo” nós o encontramos, se estivermos motivados.
Penso que escrever um livro não é algo que acontece simplesmente quando nos sentamos na frente do teclado. Escrever um livro vem juntamente com um ato de decisão.
De decidir escrever apesar de todo o resto.
Decidir escrever apesar de precisar trabalhar muitas horas por dia em outros empregos, apesar de amigos e parentes não acreditarem que vá valer a pena, apesar de precisar sacrificar finais de semana e feriados para escrever, apesar de nos sentirmos cansados.
Acho que nós decidimos ser escritores a cada momento de nossa vida. Mas como não desistir após tomar essa decisão?
A resposta é nunca pararmos de escrever.
A história dança em nossa mente e quer ir para o papel, mas ninguém irá colocá-la ali a não ser nós mesmos.
E para isso, a força que precisamos em nós se chama motivação.
Cerque-se de coisas e pessoas motivadoras, leia muitos livros, converse com pessoas que alcançaram seus sonhos, assista a filmes, vá ao teatro, vá a uma galeria de arte, a um museu. Fortaleça sua inspiração e sua motivação. Fortaleça a si mesmo.
Mas também coloque essa motivação em prática.
Precisamos encontrar ânimo para sentarmos na frente do teclado, precisamos de interesse para estudarmos técnicas de escrita, de determinação de metas diárias ou semanais, de empenho de escrever e reescrever quantas vezes forem necessárias. Ou seja, precisamos de dedicação para nos tornarmos aquilo que decidimos ser: escritores.
E não tenha medo de errar.
Não tenha medo de escrever um capítulo ruim. São nossos medos e inseguranças que nos param muitas vezes. O capítulo ruim de hoje se tornará um melhor amanhã e ainda melhor depois de amanhã, porque nós decidimos não parar de escrever, lembra?
Capítulos difíceis significam que você está crescendo como escritor, porque são desafios a serem superados. Capítulos difíceis são bons. São os que nos fazem ser melhores a cada reescrita. Então, não pare de escrevê-los.
E não vamos mais arranjar desculpas para desistirmos.
Porque não importam as dificuldades que teremos que enfrentar, o que importa é a decisão que tomamos a cada dia para alcançarmos nosso sonho de sermos escritores.

Marcella Rossetti
Autora de “Filhos da Lua: o Legado”, obra já disponível nas livrarias de todo o Brasil.

Marcadores: ,

5 Comentários:

Às 27 de fevereiro de 2018 às 23:48 , Blogger Unknown disse...

Hey,

Amei esse texto motivacional, anos atrás eu andei querendo desistir do meu site devido a minha escrita. Eu amo escrever, mas não acreditava no meu potencial com ela, hoje em dia eu sou muito grato pela minha persistência. Só fico um pouco chateado em ter excluído meu livro do notebook por raiva do meu modo de escrita, mas né... Vida que segue. Amei! ♥

→ desencaixados.com

 
Às 1 de março de 2018 às 09:58 , Blogger Laura Militão disse...

Amei o texto! Isso realmente acontece muito, de dar um "bloqueio" e não saber mais o que escrever.Já parei muitos livros por não saber como continuar. Beijos.
Versos da Alma

 
Às 1 de março de 2018 às 23:26 , Blogger Saga Literária disse...

Olá, tudo bem?
Adorei o texto, ficou um espetáculo, eu estou andando um pouco nessa fase de dar um "bloqueio", mas no caso é escrever no blog, pois nunca tentei escrever um livro. Achei bem motivacional o texto!
Abraço!

 
Às 2 de março de 2018 às 17:19 , Blogger Raquel Machado disse...

Olá
Gostei muito do seu texto. Também sou escritora e entendo muito bem suas colocações sobre escrever. Realmente não tem formula mágica precisamos sentar e fazer, mesmo que muitas vezes não tenhamos inspiração e acharmos que está tudo ruim. Adorei seu texto.
Beijos
Raquel Machado
Leitura kriativa
Http://leiturakriativa.blogspot.com

 
Às 5 de março de 2018 às 14:25 , Blogger Catharina M. disse...

Oie
que texto mais interessante e sincero, escrever é algo absurdamente difícil, principalmente por termos nossas fases de fluência e outras mais introspectivos, muito bom mesmo ver vc retrata de maneira tão real e sincera

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial