15 março 2018

[RESENHA] Lute Como Uma Garota


Oiii seus lindos, hoje vim trazer para vocês a resenha dessa MARAVILHOSIDADE que recebemos da Editora Cultrix, Lute Como Uma Garota: 60 feministas que mudaram o mundo. Desde que vi o lançamento do livro fiquei muito curiosa para ler e descobrir um pouco mais sobre as mulheres que abriram caminho pra gente e como a história aconteceu, então quando o grupo editorial Pensamento mandou o “kit boas vindas” aos novos parceiros (vocês podem conferir mais sobre a parceria AQUI) e eu vi que era este livro, a alegria e a curiosidade bateram forte! Então borá lá conferir o que eu achei.


Hoje as discussões sobre direito das mulheres e lutas femininas tem ampliado seu espaço na sociedade, e isto porque alguém lá atrás começou a lutar por ela e por nós! Em um mundo que violenta mulheres simplesmente por serem mulheres e propaga a cultura do estupro, vemos uma abertura para nos livrarmos destes estigmas (devagar, mas estamos indo), mas para que pudéssemos falar abertamente e lutar de forma explicita por nossos direitos, tivemos um empurrãozinho (ou empurrãozão) anterior!

Laura Barcella nos trás o perfil de diversas mulheres que buscaram seus direitos e de suas semelhantes no decorrer da história, de Simone de Beauvoir e Frida Khalo até as mais contemporâneas como Oprah Winfrey e Madonna, a autora nos apresenta diversas figuras que foram importantes para a militância feminista (algumas bem conhecidas e outras nem tanto). Mas nem só de estrelas internacionais vivemos, e para isto Fernanda Lopes escrevea o perfil de mulheres como Djamila Ribeiro e Clarice Lispector, para nos mostrar que temos uma força incrível e poderosa de mulheres aqui no Brasil que defenderam/defendem a causa. Com ilustrações, prefácio de Mary Del Priore e apresentação de Nana Queiroz, Lute Como Uma Garota mostra a força dessas mulheres.

Sabem aquela aula de história que mostra a importância de determinadas pessoas que nos tanto odiávamos no colégio? Apesar de estar ansiosa para ler o livro e conhecer um pouco mais destas mulheres, era meio que uma linguagem academia/escolar que eu esperava (como as das aulas que falei!), mas que doce engano gente!!!

O livro tem uma linguagem tão leve e fluida que comeicei a ler e quando assustei já estava na página 100, querendo descobrir um pouco mais sobre aquela mulher ou querendo descobrir quem será a próxima e qual a sua história. E a dinâmica para nos apresentar estes ícones feministas incríveis é a seguinte: quem é ela, porque merece a fama, de onde é, seu legado, sua história, suas grandes realizações, suas frases famosas e algumas tem uma caricatura da feminista (que são realmente adoráveis!) e outras tem um quadrinho que fala um pouco mais sobre outros aspectos delas que não se encaixam nos outros tópicos.

Achei super interessante esta dinâmica, porque me permitiu uma leitura rápida, um conhecimento apreendido de forma eficaz e principalmente me fez conhecer mulheres realmente SENSACIONAIS, que lutaram para que nos chegássemos onde estamos (ainda que se tenha muito a fazer), ou seja, foram elas que abriram as portas para nos ou que nos mostram nos dias de hoje que somos realmente capazes de lutar pelo que queremos e principalmente para ser exatamente aquilo que desejamos.

Conhecia alguns dos nomes, mas outros nunca nem tinha ouvido falar como Amy Jacques, e de uma forma geral todas me encantaram ou tiveram algo que realmente me marcou (o livro está cheiooo de post-it) e só posso dizer para vocês que a obra é realmente um grande ensinamento para quem tem dúvida de que realmente tivemos e temos grandes e incríveis mulheres nesse mundo, que só querem fazer com que as outras possam ter uma vida melhor.

A edição da Cultrix está muito linda, com folhas amareladas e sem erros de revisão (o que realmente me agradou) fora os trabalhos feitos pela ilustradora que são uma obra de arte à parte e completamente admirável.

O que posso dizer é: se você é feminista, então a leitura é OBRIGATÓRIA! Se você não se considera feminista, leia porque a obra realmente é muito interessante e cativante e se você não sabe nem do que eu estou falando: você PRECISA ler este livro para conhecer um pouco da importância da luta e realmente conhecer a história da luta feminina.







Título: Lute Como uma Garota: 60 Feministas que Mudaram o Mundo  Páginas: 367  
 Autoras: Laura Barcella e Fernanda Lopes Tradutora:  Isa Mara Lando Editora: Cultrix| Ano: 2018

Marcadores: , , ,

16 Comentários:

Às 15 de março de 2018 às 12:59 , Blogger Rubro Rosa disse...

Puxa, que livro mais lindo!!!
Confesso que conheço pouco demais o trabalho da Editora e não sabia da existência do livro,mas adorei o que li acima.
Acho que é o segundo livro com este tema que vejo nos últimos tempos, tá, é o mês da mulher né? Mas deveriam aparecer livros assim durante todo o ano(#ficadica)
Adoraria saber um pouco sobre a vida de tantas mulheres, muitas anônimas, que deixaram seu legado e pensando aqui, quantas mulheres ainda gritam hoje em dia?
Vai para a lista de desejados com certeza e que todos nós saibamos brigar o tempo todo, com doçura, delicadeza,mas também mostrando a todos quem somos!
Beijo

 
Às 16 de março de 2018 às 15:14 , Blogger Jéssica disse...

Ninha eu quero ler esse livro! Meu Deus fiquei encantada com o que você disse e acredito, assim como você, que e uma leitura necessária pra vida.

Beijinhos

 
Às 22 de março de 2018 às 07:31 , Blogger Helyssa disse...

Oi, gosto de matérias sobre a história da luta das mulheres, pois infelizmente essa é uma luta antiga mas geralmente a linguagem usada acaba sendo cansativa, vc me ganhou quando falou que o livro usa uma linguagem leve e fluída.
Bjs
Tell me a Book

 
Às 26 de março de 2018 às 09:15 , Blogger Cabine de Leitura disse...

Tive o prazer de ler e apesar de achar que faltaram alguns nomes nacionais eu gostei muito de conhecer esses grandes nomes que o livro traz e assim como você eu marquei muitos trechos . Uma obra perfeita.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

 
Às 27 de março de 2018 às 16:46 , Blogger Marijleite disse...

Olá, ótima a sua resenha. Esse livro parece ser sensacional, a temática me interessa muito. Pela resenha, achei super interessante a forma como a obra está organizada.

 
Às 27 de março de 2018 às 21:26 , Blogger Carla disse...

Oie!
ótima resenha!
Com certeza será um livro que vamos aprender muito, independente de ser feminista ou não.
Um título que ainda não tive a oportunidade de ler, mas com certeza vou iniciar a leitura.
bjks!
Histórias sem Fim

 
Às 27 de março de 2018 às 21:35 , Blogger Evandro Atraentemente disse...

Acho uma leitura super bem vinda e válida, afinal vivemos uma época em que percebemos que a mulher, mesmo tendo conquistado muito espaço, ainda é colocada em uma posição inferior ao homem em muitos meios. O papel dessas mulheres e suas lutas é primordial para dar continuidade à novas conquistas. Excelente resenha.

*☆* Atraentemente *☆*

 
Às 28 de março de 2018 às 10:06 , Blogger Aline M. Oliveira disse...

Oi Jessie! Achei bacana demais esse livro! E nesse momento que vivemos, mais do que nunca, precisamos de exemplos de mulheres que lutaram e morreram por seus ideais, que nada mais eram que justiça igualitária, o desejo de igualdade e não de inferioridade das mulheres. Hoje esse movimento é tão criticado e mal interpretado, as vezes pelas próprias mulheres, que infelizmente tem que ser feito um livro indicando mulheres grandes e maravilhosas que lutaram e fizeram história na luta. Dica mais que valiosa!
Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

 
Às 28 de março de 2018 às 12:36 , Blogger Yakira disse...

Achei bem interessante e bem lindo tudo que você disse, e acho realmente que é essencial ler livros assim, porque aí vemos tudo que as mulheres passou e compráramos com tudo que elas passam até hoje, nao sou muito de ler livros assim, mas esse é realmente muito interessante.

 
Às 28 de março de 2018 às 13:00 , Blogger Ivi Campos disse...

Adoro o nome deste livro!!!
Quero muito ler e acho que posso passar pela mesma experiencia como a sua: conhecer os nomes mais populares e outros ter a oportunidade de conhecer através da leitura.
Beijos

 
Às 28 de março de 2018 às 14:22 , Blogger Unknown disse...

PRECISO! Não sabia desse lançamento e já abri a aba da amazon pra adicionar a minha lista porque com certeza é um livro que eu necessito ler e com certeza também vou amar! E que a mensagem se propague cada vez mais e que nós mulheres estejamos mais em mais unidas! <3

https://anneandcia.blogspot.com.br/

 
Às 28 de março de 2018 às 15:28 , Blogger Livros & Tal disse...

Oie!!
Posso te ser sincera? Primeiramente, eu não conhecia esse livro, mas achei a ideia do mesmo e a sua premissa muito boa! Segundo, inicialmente eu iria dizer que esse livro não faz o meu estilo literário, porque de fato não o faz. Porém, ultimamente tenho me surpreendido tanto com os livros nesse estilo que eu to aberta a conhecer um pouco mais sobre ele.

beijos,
Mayara

 
Às 28 de março de 2018 às 21:23 , Blogger Vitória Doretto disse...

Oi, Aninha!
Eu amei esse livro, tinha tanta mulher maravilhosa que eu não conhecia que quando terminei a leitura achei que estivesse em outro planeta haha. Fico panfletando ele pra todo mundo que encontro (até mesmo pessoas que não conheço) porque ele é essencial para todo mundo que é minimanente consciente -- cheguei ao ponto de usar algumas das "biografias" (não sei se a gente pode chamar de biografia, talvez perfil seja mais correto...) nas minhas aulas de português hehe.
Beijos!

 
Às 29 de março de 2018 às 11:10 , Blogger Pollyanna Campos disse...

Olá, tudo bom?
Vários livros assim estão enchendo o mercado e isso simplesmente me enche de orgulho. Fico feliz em ver tantas mulheres incríveis enaltecidas por seu talento, qualidade e força, ainda que tardiamente. Amo livros assim e esse sem sombra de dúvidas está na minha lista para futuras leituras! Já quero conhecer mais histórias de mulheres maravilhosas através dessa linguagem simples e fluida ♥
Beijos!

 
Às 29 de março de 2018 às 19:20 , Blogger Bruna Eduarda disse...

Olá! Tudo bom?

Primeiro de tudo eu AMEI o nome do livro, foi uma escolha fantástica! Adorei a premissa e é tão bom quando a leitura é fluida né? Chegamos ao final da obra sem nem perceber <3 Eu não me considero feminista, mas se você indica mesmo assim, então vou pesquisar. E de fato é importante saber a história ♥

um beijo

 
Às 9 de abril de 2018 às 19:29 , Blogger Unknown disse...

Oi, tudo bem?
Estou LOUCA por esse livro. Totalmente! Ele é um dos principais da minha whishlist e espero conseguir comprar logo. Sua resenha só me deixou com o coração na mão, desejando ainda mais. Acho que toda mulher tem que carregar na bolsa, para ler nos dias difíceis!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial