25 julho 2018

[RESENHA] A Rainha e o Valete


Oii gente, hoje eu vim falar para vocês sobre o livro A Rainha e o Valete, do autor Lázaro Piunti, que foi lançado no ano passado pela Editora Scortecci

Com a morte do rei da Estônia, a princesa Annieli, sua única filha, se vê na obrigação de assumir o reino. Ela é doce e gentil, amante de poesias e artes, mas juntamente com a coroa veio o casamento, com o Duque Lenart, um nobre sem escrúpulos, que esta disposto a qualquer coisa para atingir os seus objetivos. No casamento, Annieli se sente infeliz e sem expectativas futuras, ela se torna uma moça prisioneira dos próprios sonhos. 

Desde a adolescência, Annieli e Lajosker são apaixonados, ele era o ferrador de cavalos, que, por ordem do Rei, foi nomeado Valete. Sua origem plebeia nunca deu uma chance ao casal apaixonado. Com Lajosker sempre por perto, o antigo amor reacendeu, causando muitos infortúnios. 

Depois de um abraço, Lajosker tenta fugir, por amor, e vai para um mosteiro, onde faz viagens imaginárias. Ele visita Platão, Agostinho e vários locais. Já a rainha tem sua alma despedaçada pela ausência de Lajosker, mas mesmo assim continua firme em governar seu reino. 

Então, esse livro não é bem o meu conforto literário, confesso que a leitura demorou bastante, mesmo o livro sendo bem curto. A trama tem muitas informações, mas jogadas ao mesmo tempo, o que me confundia bastante, eu custei a entender vários capítulos.

Os personagens do livro não são muito convidativos, eles não passam a sensação de conexão, o que acho que se deve ao fato de o enredo quase não possuir diálogos, coisa que me incomodou muito. Eu só tenho opinião formada sobre o Duque Lenart: ele é perverso, ambicioso e teve atitudes ridículas na trama, que me deixaram com nojo.


As viagens imaginárias de Lajosker são interessantes e produtivas, mas como eu disse no começo, são muitas informações e me confundiam. Eu não me cativei com a trama amorosa, pelo contrário, fiquei super decepcionada.

O que me ajudou na leitura foram os capítulos curtos, com só algumas páginas, desse modo eu não me cansava muito. O livro tem a diagramação simples e folhas brancas, a arte da capa não me agradou muito. Bem, esse livro não funcionou para mim, mas não significa que não vá funcionar para você. 







Título: A Rainha e o Valete Páginas: 151 | Autor(a): Lázaro Piunti
Editora: ScortecciAno: 2017

Marcadores: , , ,

11 Comentários:

Às 29 de julho de 2018 às 16:20 , Blogger Larissa Dutra disse...

Olá, tudo bem? Já tinha visto esse livro e, inclusive, acho a capa muito interessante. É uma pena que a leitura seja tão decepcionante, pois pela trama parece ter tudo para ser boa... Adorei a resenha!

Beijos,
Duas Livreiras

 
Às 30 de julho de 2018 às 09:33 , Blogger Ana Carolina Lopes disse...

Oie! É uma pena a leitura não ter funcionado para você, não sei se é meu tipo de livro também, apesar de você ter dito que a protagonista não deixa de sonhar com uma vida diferente, com seu amor verdadeiro, não me parece que ela faz muito pra tentar modificar de fato sua realidade e isso costuma não me agradar em protagonistas femininas. Prefiro um estilo mais GirlPower.
Abraços

Leituras de Ana

 
Às 30 de julho de 2018 às 15:25 , Blogger Nara Dias disse...

A capa combina muito com a história, mas realmente não chama atenção. Só de ler sua resenha já me senti triste pelo enredo e o destino da jovem rainha. E o destino do valete no mosteiro, já deu a entender que será um tanto monótono as descrições das cenas nesse local... Então, resumindo, acredito que conseguiria ler o livro, mas não me despertou o interesse de realmente desejar fazer a leitura, uma pena. Beijos

Nara Dias
Viagens de Papel

 
Às 30 de julho de 2018 às 15:51 , Blogger Poesia na alma disse...

Que pena não ter apreciado a obra, espero ter a oportunidade de ler e conhecer a escrita do autor.

 
Às 30 de julho de 2018 às 18:46 , Blogger Poesia na alma disse...

Que pena não ter apreciado a obra, a depender do perfil estético que o leitor esteja acostumado, a falta de diálogos pode atrapalhar mesmo. O excesso de informações ao mesmo tempo, para o estilo do livro, me parece que deveria ser melhor trabalhada, entretanto, não li a obra, não sei dialogar sobre esse aspecto. Espero ter a oportunidade de ler e conhecer a escrita do autor.

 
Às 30 de julho de 2018 às 18:51 , Blogger Book Obsession disse...

Olá!
A capa é bonita, mas é uma pena quando o desenrolar da história não nos conquista e chega a ser uma martírio pra finalizar.
De qualquer forma gostei de conferir suas impressões sobre essa história.
Beijos!

Camila de Moraes

 
Às 1 de agosto de 2018 às 07:42 , Blogger Alice Duarte disse...

Oiii meninas

Eu adoro livros com capítulos curtos, acho que deixa a leitura mais fácil, porém há certas falhas que não dá pra passar e há livros que não estão no momento pra gente ler ele sabe? Acho que seria meu caso com esse livro, tenho a impressão que minhas impressões seriam iguais as tuas. Dessa vez acho que vou deixar a dica passar.

Beijos

www.derepentenoultimolivro.com

 
Às 5 de agosto de 2018 às 16:06 , Blogger Jis Rocha disse...

Olá
Poxa uma pena a leitura não ter funcionado com você, mas como disse, pode funcionar para outros, vou procurar mais resenhas sobre o livro para ver se o coloco ou não na lista de possíveis leituras.
Acho que cada livro é uma experiência, mesmo não agradando.
Bjus

 
Às 5 de agosto de 2018 às 19:08 , Blogger Cila-Leitora Voraz disse...

Olá, tudo bem?
Eu acho estranho ler um livro que praticamente não tem diálogos, e o fato dos personagens não terem cativado, não conseguiria me fazer ficar preza ao enredo. É uma pena. Gostei muito da sua resenha sincera.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

 
Às 6 de agosto de 2018 às 14:58 , Blogger Clayci disse...

Realmente esse livro não te agradou, hein? Mas acredito que me incomodaria com os mesmos pontos que vc apontou... Nunca li nada dessa editora =/

Sai da Minha Lente

 
Às 6 de agosto de 2018 às 17:57 , Blogger Debyh disse...

Olá,
Não sou muito fã de livros de época, acho que não faz muito meu estilo e este ainda por envolver personagens sem carisma me entediaria com toda certeza.

Debyh
Eu Insisto

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial