23 janeiro 2018

[RESENHA] Ghost World


Oi gente! Sabe quando você passa por uma fase onde quer ler determinado gênero? Então, estou assim ultimamente com gaphic novels. Tinha deixado o gênero de lado por uns tempos, mas eis que nas últimas semanas eu já li três e estou ávida por outras (então deixem indicações nos comentários!). O importante é vamos falar da aclamada Ghost World hoje!


Nesta graphic novel que se passa no fim dos anos noventa conhecemos Rebecca e Enid, duas garotas que acabaram de se formar no Ensino Médio e que estão naquele momento de transição na vida onde estão deixando a adolescência de lado e começando a vida adulta e como qualquer pessoa nesta fase elas estão cheias de inseguranças em relação ao futuro.

Mas a nossa dupla dinâmica está, acima de tudo, muito entediada com a vida que estão levando, elas começam a perambular pelos subúrbios, buscando por diferentes aventuras que possam leva-las a lugares inesperadamente fantásticos.



Com personalidades bem únicas, as amigas de longa data precisam aprender a lidar com certos aspectos do seu dia-a-dia enquanto tentam manter a amizade de longa data nesta nova fase e não serem engolidas pelo tédio.

Ghost World foi uma grata surpresa para mim, apesar de já esperar um texto muito interessante, não fazia ideia de que a graphic novel pudesse me encantar tanto. Daniel Clowes conseguiu pegar incertezas pelas quais todos nós passamos e trata-las de uma forma tão única, leve e nada banal que é completamente impossível não se identificar pelas personagens.

Bom, apesar de todas as questões tratadas em Ghost World serem atemporais e por isso gerarem esta identificação, ela fará mais sentido se você ler a história contextualizando-a nos anos noventa, principalmente por causa da tecnologia. Então fica essa dica se você decidir ler!



Foi uma leitura bastante rápida, mesmo eu tendo me apegado aos detalhes (que aliás são impressionantes!) porque simplesmente não consegui parar de ler, além disso Ghost World não é lá muito grande, mesmo a minha edição que contém bastante extra só tem 144 páginas! 

Eu fiquei tão absurdamente apaixonada pela história que já decidi assistir a adaptação feita em 2001, a qual é bastante elogiada, e que foi dirigida pelo Terry Zwigoff. Ele não é um diretor muito famoso, mas parece ter feio um trabalho realmente muito bom com esta adaptação cinematográfica.


Bom, uma última coisa da qual preciso falar é que esta edição é comemorativa de 20 anos da publicação. Ela possui bastante material extra e me deleitei com ele, algumas curiosidades e  tem até mesmo material referente a adaptação. Então este é um plus para quem decidir adquirir este livro!







Título: Ghost World

Páginas: 144
Compre: Amazon
Tradução: Érico Assis
Editora: Nemo

Marcadores: , , ,

16 Comentários:

Às 24 de janeiro de 2018 às 10:39 , Blogger Unknown disse...

Não leio muitas graphics novels, acho que até hoje só li umas duas e confesso que não gostei muito da história de nenhuma delas, só me ganharam mesmo foram os graficos,essa graphic parece ter um assunto interessante e atual apesar de se passar na década de 90, pois essa é uma fase que todos nós já passamos ou iremos passar.

 
Às 24 de janeiro de 2018 às 12:50 , Blogger Garotas Devorando Livros disse...

Olá!!

Estou querendo ler uma graphic novel e essa me parece uma boa pedida. Já vou colocar ma lista.

Beijos

 
Às 26 de janeiro de 2018 às 08:57 , Blogger Cabine de Leitura disse...

Eu ainda não li nenhum gaphic novels, então é tudo novo pra mim. O talento do autor em tratar incertezas de forma única sem dúvida é algo que me chama atenção se levado em conta o estilo do livro. Adoro material extra e edição comemorativa é tudo de bom. Amei as ilustrações, quero ler.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

 
Às 26 de janeiro de 2018 às 15:28 , Blogger Ana Luz disse...

Olá, tudo bem!

A edição parece estar um charme.
Confesso que faz muito, muito tempo que não leio uma gaphic novels, essa "mistura legal de hq com livros", mas que algumas andam me chamando a atenção. Essa parece ser bem legal, esse lance de edição especial também me chama a atenção.

Beijo.

 
Às 28 de janeiro de 2018 às 15:42 , Blogger Amanda M. disse...

Olá, tudo bem?

Não sou muito de ler graphic novels mas venho acompanhando o "auê" que Ghost World tem feito hehehehe

Ainda que não faça meu estilo, curti muito o fato do autor tratar as incertezas de forma única e isto me chama bastante atenção em uma obra, além de todo enredo e personagens.

Caso eu comece a ler graphic novels, certamente será por esta obra.

Obrigada pela dica (:

Abraços!

 
Às 29 de janeiro de 2018 às 00:03 , Blogger Thayza Fonseca disse...

Olá!

Estou com um projeto que é necessário ler uma graphic novels para resenhar e estava ficando um pouco doida, pois não conheço nada de nada desse tipo de leitura, então sua recomendação foi um sopro de ar na minha incerteza, vou tentar ler sua recomendação e espero gostar tanto quanto você. Obrigada pela ajuda.

Beijos e Sucesso!!

 
Às 29 de janeiro de 2018 às 01:28 , Blogger Renata Cezimbra disse...

Oi Jéssica, como está?
Graphic Novels não são minha leitura mais frequente, mas sempre acho interessantes essas indicações mainstream, considerando que a maior parte das publicações que vejo disso são geralmente Marvel, DC ou Vertigo. É maravilhoso ver histórias tão variadas nessas graphics.
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://www.galaxiadeideias.com/
http://osvampirosportenhos.blogspot.com

 
Às 29 de janeiro de 2018 às 14:12 , Blogger Marijleite disse...

Olá, ainda não conhecia essa graphic novel (acho que até hoje só li uma), mas depois do seu post já fiquei com vontade de ler ela; achei a premissa super interessante pela fase que as garotas estão passando.

 
Às 29 de janeiro de 2018 às 15:41 , Blogger Laneeh Martins disse...

Olá, tudo bem?

Acho que ainda não tive oportunidade de ler uma Graphic Novels. Mas para iniciar nesse novo gênero essa história parece ser incrível. Vou procurar saber mais sobre e pegar mais dicas.

Beijos

 
Às 29 de janeiro de 2018 às 16:39 , Blogger Book Obsession disse...

Olá!
Eu não sou uma conhecedora de Graphic Novels, na verdade sou bem leiga no assunto e através dessas postagens tenho conhecido mais sobre esse gênero. Gostei de ver que o autor conseguiu com seu projeto trazer temas comuns a tantas idades, afinal quem não fica inseguro com o futuro e sobre tantas outros questionamentos internos da vida?!
O projeto gráfico está lindinho e fiquei até com vontade de ler.
Beijos!

Camila de Moraes

 
Às 30 de janeiro de 2018 às 09:33 , Blogger Vitória Zavattieri disse...

Ooi,
Não acompanho nenhuma Graphic Novel, o material com certeza é muito bem feito mas não me chama muito a atenção. Achei bem interessante a proposta da história mas infelizmente vou deixar a dica passar.

Corujas de Biblioteca

 
Às 30 de janeiro de 2018 às 20:29 , Blogger Anelise Besson disse...

Oi!

Eu estou louca para ler essa HQ, sério. Eu acho a premissa maravilhosa e sempre vejo muitos comentários positivos sobre ela. Sua resenha veio para comprovar, ainda mais porque eu AMO ambientações nos anos 90! Hahaha. Quero ler em breve <3

beijos!

 
Às 2 de fevereiro de 2018 às 01:00 , Blogger Unknown disse...

Oieee, tudo bem? Eu nunca li uma graphic novel acredita? Mas acho muito bacana essa coisa de livro com hq e queria muito ler uma de algum livro ou autor que eu fosse fã. Infelizmente isso é bem dificil de acontecer pq eu sou surtada com terror e suspense mas deve ter algum legal com o gênero ne? Vou dar uma olhada, mas curti esse aí e de repente eu acato a sugestão. Bjossssss

www.porredelivros.com

 
Às 2 de fevereiro de 2018 às 10:23 , Blogger Delmara Silva disse...

Oi,
eu sou apaixonada por grafic novel, infelizmente não leio tanto quanto eu gostaria mas está na meta deste ano mudar isso. Inclusive esta é uma que estou querendo muito ler, tenho lido maravilhas a respeito dessa história tanto nos blogs que visito como nos igs. Pra falar a verdade ando desejando boa parte das grafics publicadas pela nemo, que no meu ponto de vista é expert no assunto.

Abraços!
Nosso Mundo Literário

 
Às 2 de fevereiro de 2018 às 17:11 , Blogger Entre Livros e Amores disse...

Olá ♥
Eu não sou muito fã de HQ, eu já namoro igual boba livros sem ilustrações imagina livros ilustrações maravilhosas desse jeito, eu ia ficar namorando e no fim não ia ter resenha de nada rrs. A premissa da história e bonitinha algo meio juvenil talvez. Amo leituras rapidas e essa parece ser bem rapidinha e que flui de uma maneira maravilhosa. Fico mega feliz que voccê tenha curtido a leitura. Quem sabe um dia me arrisco, né?

Beijos!

 
Às 5 de fevereiro de 2018 às 02:36 , Blogger Bell Paula disse...

Oie, tudo bom?
Eu adoro HQ's, não tenho muitas, mas gosto bastante.
Eu já tinha visto essa HQ nas redes sociais a fora e já estava uma pouco balançada por ela, mas ainda não sabia exatamente do que se tratava. Pelo que você falou a leitura deve ser bem gostosa de se fazer e bem rápida. E eu não sabia que tinha um filme baseado nessa HQ não, já vou procurar.

Beijos.
www.mansucritoliterario.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial