22 abril 2018

[AUTOR DO MÊS] Conteúdo Exclusivo por Lavínia Rocha


O que te move?

Me perguntam muito de onde tiro inspiração para escrever, como comecei ou por que decidi me tornar escritora. Mas hoje, depois daquelas raivas que a gente passa na vida, comecei a me questionar pra quê.

Não cheguei a uma resposta única nem completa, mas para tentar entender precisei voltar no tempo. A Lavínia de 11 anos, que começava a escrever seu primeiro livro e não tinha a menor noção de como aquilo mudaria sua vida, talvez dissesse que era uma brincadeira. Escrevia para comandar personagens, criar enredos românticos, definir rumos...

A Lavínia de 14 já buscava desafios: queria falar sobre representatividade mesmo que não conhecesse a palavra ainda, queria colocar pitadas de mistério e aventura mesmo que até então tivesse ficado só nos romances, queria pesquisar, conhecer o mundo e colocá-lo nas histórias.

A de 17 já tinha focos mais profissionais depois de ter sido publicada. Queria crescer como escritora, divulgar o trabalho, melhorar a escrita e ter cada vez mais contato com os leitores que começava a arrebanhar.

E a de hoje, a Lavínia de 20? É irônico, mas tenho a sensação de que sou minha versão mais fantasiosa de todas. Escrevo para chegar aonde não consigo fisicamente, escrevo para tentar mudar alguma coisa, por menor que seja, da nossa realidade, escrevo para organizar melhor em palavras o que não sai na fala. É mais que um trabalho ou uma diversão, é uma necessidade.

Amanhã talvez minha resposta mude, mas esse foi o sentido que encontrei para o meu ofício hoje. A escrita me move, renova minhas energias, e ter refeito minha trajetória me deu impulso para continuar acreditando.

Fica o convite para a reflexão, queridos leitores: o que te move? Por que você continua fazendo aquela atividade que ocupa tanto sua vida?

Talvez você encontre razões mais especiais do que imagina, e sua empreitada ganhe mais sentido.

Boa sorte!


Marcadores: , , ,

4 Comentários:

Às 22 de abril de 2018 às 21:46 , Blogger Carol disse...

Olá,
É perceptível o quão importante é a escrita na sua vida, mesmo quando era criança. Ainda sem saber ao certo os motivos que tinha para escrever, mas ali já residia o amor pela escrita. Eu sempre digo que admiro muito as pessoas que vivem a sua profissão de forma intensa e verdadeira. Que com o passar do tempo amadurecem, mudam a percepção de vida, as motivações, mas seguem apaixonadas pelo que estão fazendo.
Espero que a escrita continue te movendo, você está no caminho certo!
Sucesso sempre!

 
Às 23 de abril de 2018 às 21:53 , Blogger Isabela disse...

Oi Lavínia! Essa dinâmica é o que traz beleza à nossa vida, nos crescemos, amadurecemos e nos transformamos a cada dia. Essa resposta certamente ainda vai mudar muitas vezes e é mesmo importante refletimos sobre as nossas vidas, o que fazemos e como fazemos.
Beijos!

 
Às 26 de abril de 2018 às 11:43 , Blogger Catharina M. disse...

Oie
é muito legal ver um pouso sobre a importância da escrita para você, foi ótimo saber mais sobre até para refletir o que é para mim, adorei o post

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

 
Às 28 de abril de 2018 às 18:56 , Blogger Tahis disse...

Olá!
A escrita é presente em nossas vidas, mas para algumas pessoas é tudo, precisam colocar o que sentem em palavras. Muito bom ver esse progresso e te desejo tudo de bom nessa vida de escritora.

beijos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial