23 abril 2018

[SÉRIE] O Mecanismo


Oi gente! No dia 23 de março estrou na Netflix a primeira temporada de O Mecanismo, série nacional que mistura fatos reais e ficção sobre a Lava Jato, e é sobre ela que vamos conversar hoje.

A série começa em 2003 acompanhando o policial federal Marco Ruffo que está tentando conseguir provas suficientes para colocar o doleiro Roberto Ibrahim atrás das grades. A tarefa não é fácil, mas ele consegue fazê-lo com a ajuda de Verena, sua pupila, por assim dizer.

Acontece que Ruffo apesar ser absolutamente inteligente, não é um cara muito controlado e quando Ibrahim consegue um acordo muito conveniente de colaboração junto ao Judiciário (as famosas delações premiadas) ele perde a cabeça e isso acaba fazendo com que seja compulsoriamente aposentado depois de vinte anos de serviço.

Dez anos se passam e Verena continua no Polícia Federal investigando crimes financeiros e se depara com um grande esquema o qual traz um velho conhecido da policial de volta: Roberto Ibrahim e desta vez ela não pretende deixa-lo escapar tão facilmente. O que Verena não poderia imaginar é que o esquema é muito maior do que ela poderia sonhar.

Com apenas oito episódio, uma trama encaixada, narrativa viciante e bela fotografia O Mecanismo foi uma série fácil de terminar em um dia para mim uma vez que não conseguia deixar de ficar curiosa a respeito de como as coisas se desenvolveriam a partir de certo conflito.

Confesso que escolhi a série meio que por acaso no catálogo da Netflix. Não tinha assistido a nenhum trailer então não tinha grandes expectativas para ela, mas se alguém aqui acompanha o Instagram do site (@paraisoliterario, segue a gente lá!) sabe muito bem que fiquei empolgada desde o primeiro episódio.

As cenas de investigação foram escritas e filmadas para deixar o espectador aflito e, mesmo sabendo o rumo que a Lava Jato tomou, foi impossível que eu não me questionasse "nossa será que agora vai ferrar com tudo?" e somadas às cenas de ação empolgantes dão o tom certo para a trama que é rápida, mas não corrida.

Sei bem que a série dividiu os espectadores: algumas pessoas amaram e outras detestaram tanto que até ameaçaram cancelar suas assinaturas do serviço de streaming. Não entrarei em debate político aqui, afinal este não é o objetivo do site ou deste texto, basta dizer que a série é apenas baseada em fatos reais e não um documentário ou biografia, dito isto, aceito que os produtores, roteiristas e diretores interpretassem livremente os fatos e que os colocassem dentro da série da maneira que achassem mais convenientes (exatamente como aconteceu com Narcos!).

Acho que basta dizer que eu amei basicamente tudo e que espero que a série seja renovada para a sua segunda temporada. Então se você gosta de tramas policiais que misturam realidade e fantasia, recomendo que não perca tempo e vá assistir O Mecanismo!








Série: O Mecanismo Temporada: Primeira Episódios: 
Original: Netflix Criadores: José Padilha, Elena Soárez  Ano: 2018

Marcadores: , , ,

15 Comentários:

Às 23 de abril de 2018 às 16:43 , Blogger Vi Furrati disse...

Não gosto muito do gênero...

Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

 
Às 24 de abril de 2018 às 13:12 , Blogger Rubro Rosa disse...

Essa série deu o que falar!rs Acabei acompanhando todo o burburinho na internet, mas como minha grade de séries está num atraso só, ainda estou deixando ela que meio na geladeira.
Tenho medo de assistir e me sentir vendo o Jornal Nacional :/
Mas verei qualquer hora que pintar uma folga.
Beijo

 
Às 29 de abril de 2018 às 10:50 , Blogger Cabine de Leitura disse...

Ainda não vi a série, mas acho que é por causa de toda polemica em torno dela, normalmente nesses casos eu espero a poeira baixar, para não ter influência de fora sobre minha opinião, mas meu marido assistiu e gostou muito. Vou assistir e espero curtir tanto quanto você, independente de qualquer política.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

 
Às 29 de abril de 2018 às 12:25 , Blogger Luiza Helena Vieira disse...

Gente, essa série está na minha lista pra assistir tem uma vida! O lance é que esses eps de uma hora da Netflix me acabam. Porém, sou muito tiete do Selton Mello, então com certeza vou conferir quando tiver um tempo.
Beijos
Balaio de Babados

 
Às 29 de abril de 2018 às 18:52 , Blogger D e s s a disse...

Estou por fora quanto ao que essa série repercutiu, rsrs. Só sei que eu não me interessei nem um pouco em assistir. Não sou muito ligada em política e tal. Mas achei bacana a netflix trazer algo do tipo.
beijos
www.apenasumvicio.com

 
Às 30 de abril de 2018 às 09:45 , Blogger Gabrielly Marques disse...

Oiee, tudo vem? Nossa, essa série vem mesmo repercutindo bastante. Muita gente falando super bem e outras pessoas falando mal mesmo. Eu gosto do gênero e fiquei curiosa para assistir, mas vou deixar a poeira baixar mais antes de fazê-lo :)
Ótimo post!

Beijos!

 
Às 1 de maio de 2018 às 14:15 , Blogger Camila disse...

Nunca tive vontade de assinar a Netflix até o lançamento dessa série!!
Estou doida para ver e tenho certeza que vou amar!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva

 
Às 2 de maio de 2018 às 00:43 , Blogger Dayhara Martins disse...

Vi o burburinho sobre essa série principalmente pelas ameaças de cancelamento de assinatura, o que é uma pena porque a galera tende a ser muito extremista quando o assunto é politica. Pretendo assistir em breve e tirar minhas conclusões mas fico feliz que tenha gostado.

 
Às 3 de maio de 2018 às 02:33 , Blogger Tamires Marins disse...

Jura que tinha gente ameaçando cancelar a assinatura? A Netflix deve ter se tremido toda... só que não! Hahahaha
Nossa, que bobeira. Como tem gente cega nesse mundo, mas enfim... debates político à parte, essa é uma série que eu gostaria muito de conferir. Adoro o Selton e a proposta da série muito me agrada. Qualquer dia desses eu começo!

Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com

 
Às 3 de maio de 2018 às 18:25 , Blogger Delmara Silva disse...

Oi,
adorei suas impressões porque me fizeram olhar para a série por uma nova perspectiva. Andei lendo muito muitas críticas negativas e confesso que não estava animada a dar uma chance, agora no entanto já começo a considerar assisti-la em algum momento para pelo menos poder conferir por conta própria e tirar as minhas conclusões;

Abraços!
Nosso Mundo Literário

 
Às 5 de maio de 2018 às 22:07 , Blogger Maria Luíza Lelis disse...

Oi, tudo bem?
Eu ainda não vi essa série, mas estou bastante curiosa.
Te confesso que eu sou a pessoa mais desligada de séries do mundo, não acompanho nada, mas essa teve um diferencial que me deixou muito a fim de ver: Selton Melo. Eu o considero um ator fantástico e, antes de saber o enredo, eu já esta curiosa para assistir só por causa dele.
Fico feliz de saber que ela tem poucos episódios e é tão envolvente. Apesar da polêmica que levou algumas pessoas a quererem cancelar a assinatura, pretendo assistir de mente aberta e tirar minhas próprias conclusões.
Adorei o post!
Beijos!

 
Às 7 de maio de 2018 às 08:21 , Blogger Ivi Campos disse...

Eu tentei, mas não consegui passar do segundo episódio. Inclusive, achei que alguns detalhes técnicos foi o que me fizeram desistir: a voz do Seltom Melo estava baixa demais e tive até que colocar legenda para entender o que ele estava falando. Mas é uma serie com um publico certo e apesar das polemicas, muita gente curtiu.
Beijos

 
Às 7 de maio de 2018 às 13:19 , Blogger Book Obsession disse...

Olá!
Eu estou muito curiosa com essa série, mas como estou enrolada com outras que estou assistindo essa ainda vai precisar esperar.
Achei que foram felizes em trazer um tema tão atual do nosso país para tratarem na trama e o elenco está maravilhoso.
Suas impressões só me deixaram com mais vontade de começar logo.
Beijos!

Camila de Moraes

 
Às 7 de maio de 2018 às 20:25 , Blogger Salvattore Mairton disse...

Olá,
Sinceramente, na tenho um pingo de vontade de ver a série, achei tudo dela muito político, e usado para espalhar algumas verdades e inverdades tambem. Prefiro ficar com 3℅

 
Às 7 de maio de 2018 às 23:27 , Blogger Lucy disse...

Olá!
Estou muito atrasada com as séries da Netflix. Claro que ouvi que essa série é notícia e que tem toda essa polêmica em cima dela. Cancelar a assinatura é demais, né? rsrs Eu hein.
Tenho curiosidade, sim, e acho que vale a pena. Mas eu sou muito lenta com séries e só assisto de vez em quando. talvez demore um pouco para eu assistir essa.
Bjs
Lucy - Por essas páginas

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial