27 junho 2018

[RESENHA] Um Banquete Para Hitler


Oi gente! Hoje vim falar com vocês sobre Um Banquete Para Hitler do V. S. Alexander e um dos lançamentos deste mês da Editora Gutenberg. Então, continue lendo para saber o que eu achei.

Magda Ritter é uma jovem alemã que vive em um período muito complicado: durante a Segunda Guerra Mundial. A jovem mora em Berlim com os pais, mas como a com os riscos de um ataque aéreo, eles decidem enviar a única filha para morar com os tios em Berchtesgaden para que Magda fique mais segura possível, considerando o momento em questão. Chegando lá Reina, a esposa do seu tio, começa a pressiona-la para arrumar um emprego e é assim que ela é levada até um lugar onde se candidata a qualquer emprego, mas como não é filiada ao Partido isto pode ser complicado.

Pouco tempo se passa e Magda recebe a notícia de que foi selecionada para um emprego, mas poucas coisas a mais lhe são informadas além de que ela vai ter que ir morar no lugar onde for trabalhar. Acontece que algumas semanas depois ela é levada para a Corte de Hitler em Berghof, que fica bem perto de onde os tios moravam. Lá chegando, Magda descobre que o emprego para o qual foi selecionado é algo perigoso: ela deve provar a comida do Führer. Todos parecem ver o emprego como uma honra, mas ela não tem tanta certeza disso.

Durante o tempo que passa em Berghof, Magda acaba conhecendo melhor algumas pessoas, entre elas Cook, a cozinheira, Ursula, outra provadora, e o Capitão Karl Weber e acaba se afeiçoando a eles. Pouco depois de sua primeira aula sobre venenos, ela finalmente prova a sua primeira refeição, mesmo estando apavorada. Aos poucos Magda vai se acostumando ao perigo e aprendendo que há mais em Berghof do que aquilo, mas ela não consegue deixar de lado o incômodo que sente por colocar sua vida em perigo todos os dias. Além disso, ela também nunca foi apaixonada pelo Führer e tão pouco acredita em tudo que ele fala, mas não deixa transparecer isto.

Assim, quando o Capitão Weber deixa transparecer certas inclinações como as dela, Magda fica bastante surpresa, mas também desconfiada (afinal ele poderia muito bem apenas estar testando sua lealdade!) já que todos parecem amar Hitler incondicionalmente, ou é o que ela pensava. Tudo vira de pernas para o ar em Berghof quando uma tentativa de envenenamento ocorre, mas por outro lado serve para tornar mais claras as coisas para ela em relação ao Capitão. O tempo passa e o perigo aumenta, mas agora Magda precisa se preocupar não apenas com o fato de se a comida vai estar envenenada como também com o que sente em relação a Karl Weber e seu bem estar.


Um Banquete Para Hitler é uma daquelas obras que me pegaram de jeito e não consegui parar de ler. A escrita do V. S. Alexander é absolutamente envolvente e viciante que parar a leitura para coisas essenciais como comer se tornou algo muito difícil pois eu precisava saber como a trama iria se desenvolver, mesmo sabendo como seria o final. Acontece que, neste caso, o que mais importará para o leitor é a jornada de Magda.

O livro mistura ficção e fato de uma maneira tão genial que em certo ponto eu não sabia mais o que o autor havia criado e o que é história, o que só serve para mostrar como Alexander fez um trabalho absolutamente primoroso em sua pesquisa. Por exemplo: existiram provadoras e uma delas revelou o que aconteceu para o mundo em 2013, seu nome era Margot Woelk, houve uma tentativa de envenenamento de Hitler,  pessoas como Eva Braun (companheira do Führer) e mesmo Blondi (a cachorra do Führer) bem como o fato de ele gostar de contar histórias horrorosas sobre matadouros para que seus convidados evitassem comer carne (oh que serumaninho bom! #sarcasmo) estão retratadas aqui. Cook, a cozinheira que está presente no livro é baseada em algumas pessoas que serviram a Hitler.

Como eu disse, em certo momento da leitura eu me vi questionando certos fatos que eu conheço sobre o período, pois o autor realmente me convenceu de que eu estava errada. Uma façanha se quiserem saber a verdade porque sou uma pessoa fascinada por história e que lê sobre diversos períodos dela apenas por curiosidade. Então, cá entre nós, eu sei algumas coisas sobre o período nazista.

O romance é muito bem trabalhado por Alexander e ajuda a personagem a crescer dentro da trama, algo que honestamente eu achei muito interessante. Karl e Magda são um casal, a princípio, improvável, mas que no fim realmente ganharam a minha simpatia. Além disso eu sofri com a protagonista durante várias páginas com as tragédias que a assolam e adoro quando o autor consegue me fazer sentir este nível de empatia pela história e seus personagens.

A diagramação é bem simples, o que todo mundo que me conhece sabe que me agrada. Não sei muito bem se gosto da capa, mas com certeza ela faz total sentido dentro do contexto do livro. A fonte é confortável e as páginas são amareladas. A única ressalva que tenho a fazer é que como recebi a prova antecipada do livro (mande mais Gutenberg!) havia uma quantidade considerável de erros (especialmente palavras repetidas), mas acho que depois da última revisão o problema não vai estar presente na versão finalizada que chegou às livrarias este mês. 



Um adendo interessante é que recebi hoje a edição finalizada do livro e há algumas sutis diferenças na capa. Além disso dei uma folheada na obra e vi que os erros que reparei (e comentei acima) não estão, mas não vi tudo, então pode ser que tenham passado alguns ainda.

A obra é dividida em três partes, cada uma mais envolvente que a outra, mas devo confessar que as últimas cem páginas doeram mais do que qualquer coisa. Não leia Um Banquete Para Hitler esperando um final feliz, você vai se decepcionar pois ele está mais para agridoce, mas se posso dizer algo sobre a obra é que ela valeu cada minuto do meu tempo.










Título: Um Banquete Para Hitler Páginas: 304 | Autor: V. S. Alexander  
Tradutora:  Cristina Antunes | Editora: Gutenberg | Ano: 2018

Marcadores: , , ,

14 Comentários:

Às 30 de junho de 2018 às 11:30 , Blogger Cabine de Leitura disse...

Adoro essa temática, por isso esse livro faz parte da minha lista de desejos e ler a sua resenha só reforça essa vontade, ainda mais sabendo do trabalho primoroso do autor e ainda te convenceu que estava errada sobre algumas coisas, assim como você sou mega curiosa sobre o período. Não vejo a hora de conferir essa trama.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

 
Às 3 de julho de 2018 às 21:15 , Blogger Vitória Doretto disse...

Oi, Jessie!
Estou com esse livro na minha lista justamente pelo autor ter [pelos comentários que já li] conseguido entrelaçar ficção e realidade de uma forma mais do que crível. Gosto muito de histórias que conseguem fazer isso com maestria (aquele negócio de a beleza da literatura e tudo o mais). Acho que o título e a sinopse já avisam que o final não poderia ser completamente feliz né, então estou bem preparada para ler haha
Beijos!

 
Às 4 de julho de 2018 às 00:04 , Blogger Sâmella Bridges disse...

Oi, Jessie!
Tô me dando conta do tanto de livros bons que venho deixando passar apenas porque a capa me soou simples e eu quase não tenho lido nenhuma sinopse também. Ainda bem que me deparei com essa resenha agora, porque já quero ler esse livro! Eu sou um pouco curiosa com livros e filmes sobre o período nazista e sei algumas poucas coisas sobre, então o tema por si só de ter a provadora dele narrando tudo me deixou bem instigada. O fato de você ter ressaltado sobre o autor ter trabalhado tão bem que não se sabe o que é fato e o que é ficção me aguçou mais ainda a lê-lo, ainda que o final não seja feliz como você falou, mas saber como vai ser a jornada da protagonista em meio à essa profissão perigosa e os sentimentos pelo capitão que inclusive a ajudam a se desenvolver mais na trama é o que me atrai a lê-lo. Valeu demais a dica!
Beijos!

♥ Sâmmy ♥
♥ Sonhando aos Vinte ♥

 
Às 4 de julho de 2018 às 11:33 , Blogger Livros Engavetados disse...

Oi

É muito bom quando um livro nos conquista dessa forma, não é? Ainda não conhecia o livro, mas a premissa me deixou bem interessada e com bastante vontade de conhecer a obra. Ainda mais pela genialidade do autor em escrever de forma tão primorosa. Dica anotada!

 
Às 4 de julho de 2018 às 21:48 , Blogger Carla disse...

Oie!
É a primeira resenha que leio do livro, e fiquei muito interessada nessa leitura.
Gostei da trama, e todos os detalhes que passou na resenha.Com certeza vou gostar dessa leitura, bem diferente dos lviros que estou acostumada a ler.
Bjks!
Histórias sem Fim

 
Às 5 de julho de 2018 às 12:38 , Blogger Unknown disse...

Ja vi a capa desse livro em algumas redes sociais. Mas me pergunto: Como eu não reparei nele antes? Talvez a capa não tenha me chamado a atenção. Eu amo ler ficções históricas quer tem como pano de fundo a segunda guerra, tenho muita curiosidade sobre esse período. E pelo que você falou me parece uma daquelas histórias bastantes realistas que é repassada com muita segurança pelo autor que possui um ótimo repertório histórico. A resenha me despertou sem dúvida muita curiosidades para ler. Um banquete para hitler parece ser um livro imperdível com essa temática

 
Às 5 de julho de 2018 às 14:09 , Blogger Ivi Campos disse...

Eu adoro livros que se passe na segunda guerra mundial e quando tem uma abordagem assim, alemã, me deixa mais curiosa porque sempre encontramos enredos que abordem os campos de concentração ou o holocausto exatamente. São poucos os que abordam a vida dos alemães que também não queriam aquela guerra. Enfim, quero ler este aqui.
Beijos

 
Às 5 de julho de 2018 às 16:29 , Blogger Lucy disse...

Oi, Jessie!
Eu dificilmente leio livros que abordam temas de guerra (ou cenários de guerras mundiais), mas esse livro me parece bem angustiante, simplesmente porque você está na companhia de alguém como Hitler! Imagino que eu teria medo até dos meus pensamentos se estivesse no lugar da protagonista. Entendo que dificilmente tem um final 100% feliz, mas fiquei curiosa agora e torço pelo menos para que a protagonista tenha sobrevivido sem muitas sequelas daquela época.
bjs
Lucy - Por essas páginas

 
Às 6 de julho de 2018 às 21:06 , Blogger Unknown disse...

Estava na Saraiva ontem e dei de cara com esse livro. Achei a premissa super SUPER interessante e ainda parei pra ler um pouco, haha. Sua resenha só me fez ter mais vontade de dar continuidade a leitura. Amei.
Beijos
https://porvarioslugares.blogspot.com/

 
Às 9 de julho de 2018 às 13:17 , Blogger Pamela Moreno Santiago disse...

Olá, tudo bem?

Eu sou fascinada por história, principalmente quando tem o envolvimento com a primeira e segunda guerras mundiais. Fiquei bem interessada nesse título pois sei que realmente existiam pessoas que provavam as comidas de Hitler, e que teve gente que morreu nessa "brincadeira" toda.

Beijos
@blogodiariodoleitor

 
Às 9 de julho de 2018 às 22:41 , Blogger Maria Luíza Lelis disse...

Oi, tudo bem?
Eu tenho visto muitas resenhas sobre esse livro e a maioria foi positiva. Porém, confesso que não me interessei. Eu não estou muito no clima para ler livros da Segunda Guerra e não curti o enredo desse.
Fico feliz que a leitura tenha sido tão envolvente para você e achei interessante o fato do autor ter misturado tão bem ficção e realidade que tornou difícil distinguir p que é real. Adorei sua resenha e acredito que, para quem quer ler um livro ambientado na Segunda Guerra, acho que deve ser uma ótima leitura.
Beijos!

 
Às 11 de julho de 2018 às 10:38 , Blogger Salvattore Mairton disse...

Nunca li nada de Alexander, mas este livro despertou minha atenção, pela maneira como o autor conduziu seu enredo desenvolvendo cada personagem. Gosto de livros que se passanpna segunda guerra, pois eles sempre me conseguem prender na leitura, vou buscar este para ler o quanto antes.

 
Às 13 de julho de 2018 às 09:37 , Blogger Delmara Silva disse...

Oi,
já tinha visto esse livro por ai mas não sabia muito bem do que se tratava a história. Depois dessa resenha fiquei legitimamente interessada em conhecer melhor a história, sempre quis saber mais sobre os provadores dos reis e coisas do tipo, até hoje não tinha encontrado nenhuma obra que destacasse essas pessoas que arriscavam suas vidas em prol de seus governantes, ficava me perguntando o que os motivava a assumir tal risco, se seria a necessidade, o desejo de servir ou a obrigação. Por essas e por outras que pretendo ler esse livro o mais breve possível.

Abraços!
Nosso Mundo Literário

 
Às 16 de julho de 2018 às 19:25 , Blogger Renata Cezimbra disse...

Oi Jessie! Tudo bem?
Já tinha lido umas duas resenhas desse livro e mesmo tendo lido tão pouco sobre ele, despertou meu interesse porque como a Delmara disse acima, não é comum encontrar livros sobre a Segunda Grande Guerra que destaquem as pessoas que "lutavam" nos bastidores nas mais variadas funções. Imagina ter que se arriscar todos os dias para provar a comida do governante? Que trabalho!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://www.galaxiadeideias.com/
http://osvampirosportenhos.blogspot.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial