[RESENHA] Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Oiii, gente. Hoje eu vim contar para vocês o que achei do livro Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, do autor Iain Reid, lançado pela Editora Fábrica 231. Bora lá saber um pouco mais sobre esse thriller?
"Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento" (pág 7). Não se pode forjar um pensamento, e é nisso que a namorada de Jake está pensando.
Apesar de achar Jake um cara super legal e interessante, ela está pensando em acabar com o relacionamento, mas como fazer isso de uma forma que não seja como aquele velho clichê de "não é você, sou eu"? Ainda mais quando o garoto em questão está tão animado com a evolução do relacionemento.
Jake e a namorada estão viajando de carro para um lugarzinho remoto onde seus pais moram, e apesar de confusa com o relacionamento, ela também quer muito conhecê-los, pois quer conhecer o namorado um pouco mais a fundo.
Chegando perto da propriedade, ela nota que Jake fica diferente, e ele começa a se esquivar de qualquer pergunta relacionada a isso. Dentro da casa, tudo é muito limpo e agradável, mas ela se sente completamente desconfortável. Os pais dele são gentis, mas muito estranhos, e a aura da casa parece bem carregada.
Então, após o jantar ela resolve se afastar de todos e entrar sozinha no porão da casa, e acaba achando algumas telas com pinturas bem estranhas e surreais. O que essa casa e essa família escondem? Ela deveria estar ali? Tudo o que ela mais deseja é ir embora. Mas quando se encaminha para a saida, nota que o alçapão está trancado, o que é estranho, pois só pode ser trancado por baixo, e não tem mais ninguém ali com ela, tem?
A namorada de Jake (o nome dela não é citado na obra) recebe diversas ligações de um número de madrugada, mas detalhe, do seu próprio número, e a voz do outro lado da linha parece sempre perdida, falando coisas até então sem sentido algum para ela. Muitas vezes ela vê um homem sentado numa praça perto da sua casa, sem fazer nada, só olhando em direção ao apartamente (o que para mim já é um sinal para mandar benzer a casa e sumir). Ela chama esses acontecimentos de O Chamado, e esconde a história de todos a sua volta.
A trama é toda bem detalhada e trabalhada, ela te joga para dentro sem você ao menos perceber. O mais esquisito de tudo é que eu me senti meio claustrofóbica lendo o livro, a cada página eu esperava que algo ia aparecer ou acontecer, e já ficava com medo. Assim como a namorada do Jake, eu sempre sentia que tinha algo errado acontecendo. Principalmente porque entre alguns capítulos, nós temos uma ou duas páginas de uma conversa aleatória de duas pessoas falando sobre uma morte em uma escola, e aí meu cérebro já estava ali trabalhando para associar as duas histórias, o que só me deu mais medo kkkk.
Durante toda a trama, mas mais especificamente durante a viagem de carro, nós temos várias conversas filosóficas e reflexões bem interessantes. A namorada do Jake fica o tempo todo se perguntando sobre o sentido das coisas que acontecem com ela e sobre a vida, e quando eu percebia, já estava pensando sobre também. O Jake se faz bem presente em vários momentos, principalmente quando faz perguntas bem reflexivas para ela.
O livro tem uma pegada psicológica fora do normal, e se você for louco como eu, que fica reparando em cada frase ao longo da trama para juntar tudo no final, vai ver que tudo tem muito sentido. Eu diria que a jogada psicológica do livro se assemelha bastante com a que temos em Alias Grace, da Margaret Atwood. É aquela coisa que brinca com a mente do leitor, e para você realmente perceber o que aconteceu, tem que até voltar alguns capítulos para perceber as nuances.
Todas as mudanças de comportamentos dos personagens são muito sugestivas, mas você não consegue realmente dizer o que vem a seguir. Dentre essas mudanças, a que mais me assustou foi a do Jake, e nem de longe eu esperava o que iria acontecer no final.
A trama toda não tem muita ação, mas todo o suspense contido nas páginas já vale dez vezes por isso aí. O desfecho da história me deixou extremamente boba, eu não esperava mesmo por isso. Eu sou apaixonada pela mente humana, e amo qualquer história que use dessa pegada psicológica, mas o jeito como o autor levou a história realmente me tirou do prumo, nunca li nada igual.
A edição é em capa dura, a diagramação é simples e as páginas são amareladas, temos algumas páginas pretas, uma em cada começo de capítulo. O tamanho da fonte é bem confortável, e não me lembro de ter achado erros de revisão.
Queria poder falar bem mais sobre o livro, mas um fio puxa o outro, e eu acabaria tendo que falar tudo para fazer qualquer sentido, e não teria graça. Se você está preparado para ter o psicológico completamente mexido depois da leitura, eu super recomendo o livro. É extremamente genial, sério, leiam!!
Título: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo| Páginas: 222 | Autor(a): Ian Reid | Editora: Fábrica 231 | Ano: 2016
Marcadores: Editora Fábrica 231, Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, Iain Reid, Resenhas, Thriller Psicológico
9 Comentários:
O titulo já chama atenção pra caramba e a sua resenha só me deixou mais instigada a ler, mesmo você e se contendo pra não dar spoilers. Já quero ler tipo agora.
beijos
Oi, Mirelly!
Esse livro está na minha lista e estou super ansiosa para finalmente conseguir um tempo de qualidade para a leitura dele. Achei interessante que a trama tenha te causado claustrofobia porque me parece significar que a narrativa conseguiu alcançar o que estava propondo com toda a construção dos personagens. Adorei sua resenha e essa edição está muito bonita.
Beijos!
Oi! Eu fui fisgada pelo titulo e gostei do livro. Só que eu “peguei” o que estava acontecendo na metade da trama. Dali para a frente li tentando descobrir se eu estava certa ou errada. Mas é um suspense muito bem construído! Obrigada pela resenha!
Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
Olá!
Nossa, eu não tinha imaginado a trama desse livro dessa forma quando li o título! rs
Eu adoro suspenses, esse parece ser o típico livro que não se tem ação, mas mesmo assim tem toda aquela tensão durante a leitura, imagino seu sentimento claustrofóbico durante a leitura, acho que seria a mesma coisa comigo - aí eu teria que terminar rapidinho pra acabar com o sofrimento.
bjos
Lucy - Por essas páginas
Estou há tempos querendo ler esse livro, fico super curiosa para entender o que está acontecendo com a personagem e como tudo se junta. Que bom saber que você curtiu a leitura!
Eu não cheguei a ver comentários sobre esse livro, mas realmente não esperava encontrar uma história como essa. Fiquei super intrigada para ler e saber mais. Adorei a resenha.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura | Instagram
Não conhecia a obra, mas confesso que fiquei bem curioso para saber da trama na íntegra. Anotada a dica, pois esse livro parece possuir um enredo bem intenso e surpreendente.
Olá Mi, eu tenho muita curiosidade de ler esse livro desde que ele foi lançado, lembro de ter lido varias resenhas e opiniões sobre ele, pelos seus comentários o enredo parece estar bem construído de forma que mantem o leitor preso mesmo sem ter cenas de ação *-* Adorei sua resenha *-*
Olá Mi!!!
Se você ficou claustrofóbica só lendo o livro, eu fiquei em desespero só com sua resenha e fazendo mil e uma teorias.
Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas com certeza se tivesse algo com o personagem já tinha mandado benzer e fazer um exorcismo nesse povo.
O livro parece ser muito bonito e mesmo que esteja curiosa ainda dispenso por ser medrosa.
Adorei a resenha ^^
lereliterario.blogspot.com
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial