22 novembro 2020

[RESENHA] AS CRÔNICAS DAS IRMÃS BRUXAS #1 - ENFEITIÇADAS

Cate Cahill é uma moça de 16 anos e mora em Chatham com suas duas irmãs e seu pai. Sua mãe morrera recentemente, e incumbiu a moça de cuidar de Maura e Tess. Só que esta não é uma tarefa fácil, uma vez que todas as três são bruxas e tem que guardar esse segredo, porque nem mesmo o pai das três tem conhecimento disso. Se alguém ao menos suspeitar, coisas terríveis podem acontecer a elas, porque não há nada que os Irmãos odeiem mais que as bruxas e magia.

Pra piorar a situação, Cate descobre uma antiga profecia sobre três irmãs, que vai deixá-la em pânico. Em breve ela também terá de declarar sua intenção: se casar ou entrar para a Irmandade, e qualquer uma dessas escolhas parece que vai afastá-las de Maura e Tess. Qual decisão Cate deve tomar? Em quem ela pode confiar? Ela conseguirá cuidar das irmãs como prometeu à sua mãe, mesmo quando a profecia parece ir contra essa promessa?

Desde que soube que este livro seria lançado no Brasil fiquei em uma espera angustiante, contando os dias para poder lê-lo. Adoro livros que contam histórias de bruxas, então, podem imaginar como minhas expectativas eram altas em relação à obra.

A narrativa da autora me conquistou de início, é ao mesmo tempo densa e sutil, algo que só experimentei poucas vezes. Ela nos apresenta um ambiente familiar cheio de segredos, com personagens de personalidades fortes e que cativou meu interessem em cada página. E como o livro se passa no final do século XIX, todo o ambiente de época me fez ficar ainda mais alvoroçado para devorar cada página. Cada elemento, como roupas, a cidade e a sociedade da época são retratados com maestria.

É uma época onde as mulheres tinham que ser submissas, não deveriam estudar e ser apenas o que o marido quisesse. E é aí que a protagonista não se encaixa, ela é forte, decidida, e tem duas irmãs que se igualam no quesito personalidade. No decorrer da história, a autora nos apresenta várias surpresas quanto às outras personagens, o que me deixou ainda mais contente com a leitura.

É apresentado também um triângulo amoroso muito interessante, com dois personagens que vão arrebatar o coração de muita gente, mas olha, tenho certeza de que em pouco tempo a maioria vai cair de amores por Finn, um homem inteligente e que cativa não somente a Cate. Durante a leitura eu sempre almejava mais cenas com esses dois.

O que mais me surpreendeu foi a forma como a magia foi colocada na história. Não era o que eu esperava, é sutil, bem elaborado e só me fez gostar ainda mais de tudo. O final é simplesmente surtante, quando você acha que tudo se encaixou, vem algo e muda tudo, e isso me fez querer ter a continuação em mãos imediatamente, mas infelizmente não tenho.

Enfeitiçadas entra sem dúvida para a minha lista de livros favoritos. É romântico à medida certa, inteligente e surpreendente. Por trás de tudo, aborda temas interessantes como a liberdade da mulher. Me fez rir, ficar apreensivo e querer matar alguns personagens, me levou com certeza ao extremo de amor e ódio.

 

Título: Enfeitiçadas | Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas | Páginas: 272 | Autor(a): Jessica Spotswood
Tradutor(a): Ana Ban | Editora: Arqueiro | Ano: 2014

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial