22 novembro 2020

[RESENHA] ROBERT LANGDON #4 - INFERNO

 

No meio da noite, o nosso querido (ou pelo menos o meu querido) professor de História da Arte, Robert Langdon acorda em um hospital. E como se não bastasse o ferimento a bala na cabeça, após olhar pela janela do seu quarto ele percebe que não está mais nos Estados Unidos, e sim em Florença, e não se lembra de nada que aconteceu nas últimas 36 horas. Mesmo atordoado, ele procura por ajuda, e então conhece o Dr. Marconi e a Dra. Sienna Brooks.

Mas, pelo jeito, quem fez o ferimento a bala em sua cabeça está de volta, e desta vez para terminar o serviço. Langdon então se vê obrigado a fugir e terá a ajuda de Sienna, que também está com um objeto encontrado nas roupas do professor quando este chegou ao hospital. Objeto que os levará a uma caçada por um psicótico, obcecado pelo fim do mundo e também pela obra literária, A Divina Comédia.

Sou um fã incondicional do autor, mas comecei a ler o livro com certo receio, afinal, após ler O Símbolo Perdido, fiquei com a sensação que o autor não poderia mais me impressionar. Ah, como eu estava enganado. Nada menos que fantástico, define este livro.

Sua narrativa continua bem elaborada e cheia de emaranhados, e o autor faz isso tão bem, que deixa o leitor ávido, empolgado e sedento. Brown, com seu jeito único e espetacular, fez com que eu lesse páginas e mais páginas e nunca estivesse satisfeito. Ele sabe aguçar a curiosidade e mesmo que sua narrativa seja bem densa, com poucos pontos de humor, sua genialidade neste livro me impressionou. Por mais que sua narrativa seja bem descritiva, ele consegue colocar agilidade nos acontecimentos de uma forma que me agradou bastante.

Sem dúvida, assim como em todos os outros livros do autor, a essência da história é original, muito bem trabalhada e cheia de fatos e acontecimentos históricos surpreendentes e seguindo um padrão harmonioso até o fim. Somos levados a conhecer ainda melhor Florença, e como o forte do autor é a descrição, nada passa de forma confusa.

Os personagens que encontramos nas páginas de Inferno são muito bem trabalhados, a ponto de nenhum ser o que aparentemente é. E é isso que faz de Dan Brown um dos meus autores preferidos, ele surpreende, traz histórias importantes sobre cada um, e no final, nos mostra a verdadeira face de todos. É um dos poucos autores que tem o dom de surpreender e o melhor de tudo, sabe fazer isso com maestria.

Diferentemente dos outros livros do autor, preparem-se para um final chocante e que tenho certeza, inesperado para todos os que começam a ler a obra. E o final só é assim, graças a forma com que o autor trabalha o tema durante todo o livro. Umas das coisas que mais me agradou foi o fato deste livro ser mais trabalhado no ponto de vista biológico, então, está mais do que indicado para aqueles que trabalham ou estudam na área da biologia como eu. E também não posso esquecer-me de citar todas as críticas sociais que podemos perceber nas entrelinhas e que espero, levam o leitor a refletir sobre bastante coisa.

A capa deste livro é sem dúvida linda, a diagramação segue os padrões anteriores, e cheguei a encontrar dois sou três erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Inferno é sem dúvida alguma surpreendente e único, e me fez perceber que Dan Brown pode continuar a fazer seus leitores sempre pedirem por mais.


Título: Inferno | Série: Robert Langdon | Páginas: 448 | Autor: Dan Brown
Tradutora: Fernanda Abreu e Fabiano Morais | Editora: Arqueiro

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial