22 novembro 2020

[RESENHA] BEAUTIFUL CEATURES #1: DEZESSEIS LUAS

Ethan mora na pequena cidade de Gatlin, onde nada interessante acontece e as coisas nunca mudam, fazendo com que tudo seja sempre muito tedioso. O adolescente vive com o pai, Amma (a governanta que ajudou a criá-lo), e tem como melhor amigo, Link, seu parceiro de crime que toca em uma banda que provavelmente nunca vai fazer sucesso. No então, quando uma garota misteriosa chamada Lena chega na Jackson High, Ethan percebe que aquele ano será diferente dos outros.

Aos poucos eles se envolvem e Ethan descobre que Lena é uma Conjuradora e pior ainda, que em seu aniversário de dezesseis anos ela será Invocada totalmente para as trevas ou para a luz, algo que não depende da escolha da garota. A partir de então os dois começam a procurar um jeito de fazer a maldição da família Duchannes ser desfeita e ela não ser Invocada para as trevas. Só que durante este percurso os dois farão descobertas quando ao passado de suas família, e terão que lidar com grandes problemas, como por exemplo Ridley Duchannes (prima das trevas de Lena), os colegas de escola que odeiam a garota e até mesmo a sua própria mãe que parece querer matá-la a qualquer custo.

Quando eu comecei a ler Dezesseis Luas e não imaginava que estava começando uma série que até então (que li dois livros) se tornou uma das minhas queridinhas. Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção foram as capas dos livros que são simplesmente maravilhosas, principalmente a deste livro que tem esse tom roxo (e eu amo roxo).


Este foi o primeiro livro que li sendo escrito por duas autoras. De início fiquei bastante preocupado que isso pudesse atrapalhar a história e tirar toda a sua essência, mas eu estava errado. A narrativa do livro é muito envolvente, e por mais que seja obviamente feito para adolescentes, acho que tem tudo pra agradar bastante os adultos também, uma vez que ele é bastante sombrio e trata até mesmo de assuntos como perda, morte e sacrifícios.

O humor também é bastante presente na história, principalmente com relação a Link, que é com certeza o alívio cômico, o que funciona muito bem por causa da personalidade que ele possui. E não apenas ele é bem construído. As autoras preparam muito bem o terreno para cada um dos outros personagens que vão aparecendo ao longo da narrativa, deixando claro que eles terão papéis importantes em outros livros da série também.

O livro é narrada quase totalmente por Ethan (menos o finalzinho, onde Lena conta a história por algumas páginas), o que também me deixou receoso, porque na época que li o livro eu ainda não tinha tido a experiência de acompanhar um personagem masculino narrando um livro onde o romance é bem presente. Mas no fim, isso só deixou a leitura mais agradável, uma vez que as autoras souberam recriar bem a mente de um adolescente do sexo masculino que consegue demonstrar seus sentimentos sem exageros.

Preciso ressaltar também que a leitura só começou a fluir bem depois das 100 primeiras páginas. Em minha opinião isso não chega a ser um ponto negativo, uma vez que é um universo a parte do que conhecemos, coisas precisam ser explicadas, principalmente porque estamos falando do primeiro livro de uma série. Justamente pela bom entrosamento na escrita não achei que ficou monótono.

Eu sou bastante ligado a projeto gráfico, então esse é um lado que gosto bastante de ressaltar em resenhas. Como já deixei claro a capa me agradou, posso dizer o mesmo sobre a diagramação (que não tem nada demais, mas é legal) e ao tipo de folha escolhida para essa edição. Cheguei a encontrar alguns erros de revisão (nesta edição), mas nada que atrapalhe a leitura ou a experiência.

Como sou bem chato com relação a títulos, confesso que Dezesseis Luas me desagrada um pouco. Entendo o porque da escolha, mas em minha opinião a Editora poderia ter optado por manter o título em inglês mesmo, preservando assim a essência que o título passa para a história.

 

Título: Dezesseis Luas | Série: Beautiful Creatures | Páginas: 490 | Autor(a): Margaret Stohl e Kami Garcia
Tradutor(a): Regiane Winarski | Editora: Galera Record | Ano: 2011

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial