22 novembro 2020

[RESENHA] ESTILHAÇA-ME #4: RESTAURA-ME

 

 Oi Gente.

Seguindo com a série de resenhas dos livros da autora Tahereh Mafi (acho que vocês já perceberam que gosto dela, não é?), hoje trago pra vocês a minha opinião sobre Restaura-me, quarto livro da série Estilhaça-me. Se você ainda não viu, lá no nosso canal do YouTube eu postei um vídeo onde falo sobre o que achei dos três primeiros livros da série. Corram lá antes de ler essa resenha. Mas agora vamos o que realmente interessa.

Restaura-me começa do ponto em que Incendei-me termina. Juliette e todos aqueles que lutaram ao seu lado venceram a batalha contra o Comandante Supremo, e agora o Setor 45 e toda a América do Norte é comandada por ela. Ao seu lado está Warner, filho do ex-comandante e grande amor da moça. No entanto o cargo que Juliette ocupa não é dos mais fáceis, e ela não fazia ideia de todos os desafios que teria de enfrentar quando decidiu assumir o posto.

As coisas começam a piorar quando os filhos dos outros Comandantes Supremos decidem aparecer de surpresa no Setor 45, trazendo com eles todo o peso da falta de confiança que os outros tem em Juliette. Os desafios não param por aí, já que além de subestimada, ao que parece todos estão querendo derrubá-la, e vão fazer isso a qualquer custo. Cercada ainda mais de segredos sobre suas origens, Juliette terá de rever o significado da palavra confiança, já que todos, menos ela, parecem saber coisas sobre seu verdadeiro passado.

Quando mais três livros foram anunciados, e a trilogia virou uma série eu fiquei bastante empolgado, principalmente porque a meu ver, a parte distópica não havia sido completamente explorada, e eu queria bastante saber como Julietter lidou sendo a Comandante Suprema do Setor 45. Justamente por isso eu comecei a leitura desse livro muito empolgado, e digamos que pra mim ainda faltou alguma coisa.

A narrativa da Tahereh continua incrível. Ela é a dona de uma prosa envolvente, capaz de transformar até mesmo as coisas mais simples em poesia. Além disso, a autora continua sendo expert em explorar o mais profundo âmago de seus personagens. Mesmo depois de três livros ela mostra que ainda há muito o que mostrar de cada um deles, principalmente sobre a protagonista.

Ei li o livro muito rápido, justamente porque além de envolvente o livro tem pontos de mistérios que fazem a gente querer continuar lendo pra saber o que vai acontecer a seguir, e também porque queremos saber o que tanto todo mundo sabe sobre Juliette, menos ela. As respostas não são completamente dadas, mas ao final da leitura a gente se dá conta de que tudo o que foi tratado no livro vem como uma ótima forma de ligar a trilogia anterior aos dois próximos livros.

No entanto nem tudo são flores. Algumas coisas me incomodaram bastante. Primeiro, a forma como Juliette parece tão ingênua durante todo o livro. Me pareceu que toda a construção da personagem em Incendeia-me foi simplesmente apagada, e que aquele crescimento se perdeu, como se para continuar a narrativa ela precisasse se tornar sonsa. Ela passou por tanta coisa, que foi bem difícil observar uma Juliette cega por Warner, principalmente com todos os avisos dados por Kenji. Em segundo lugar, os mistérios às vezes se tornaram tão excessivos que eu já estava sem paciência por Juliette ser a única que não tinha a resposta para tudo, principalmente por todos eles serem sobre ela.

No entanto, apesar de tudo isso, o livro vale a pena. De forma geral as escolhas dos caminhos a serem trilhados foram assertivos e mostram que vem muito tiro, porrada e bomba por aí. A Tahereh Mafi é tão boa no que faz, que ao final você vai querer desesperadamente ter a continuação em mãos.

Esse livro saiu pela Universo dos Livros, que trás uma edição muito bem trabalhada. A capa é maravilhosa (eles decidiram manter a arte original), a diagramação segue o padrão dos livros anteriores, e a revisão está de parabéns. Apesar dos pesares, continuo indicando essa série para todo mundo. Então, se você não conhece, não perde tempo. Se você conhece, conta aqui em baixo o que você achou desse livro.

 

Título: Restaura-me | Série: Estilhaça-me | Páginas: 352 | Autor(a): Tahereh Mafi
Tradutor(a): Mauricio Tamboni | Editora: Universo dos Livros | Ano: 2018

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial