22 novembro 2020

[RESENHA] A GAROTA DA CASA GRANDE


Todas as suas férias, Geórgia passa na casa de sua avó paterna e de sua tia em uma cidadezinha do interior. Ela é uma garota sarcástica, forte, e decidida. Sabe o que quer, e não tem vergonha disso. Mas guarda um segredo da parte de sua família que mora ali. Ela é homossexual, e só não contou à sua avó, por achar que ela fosse ter uma atitude conservadora. Suas férias ali são tediosas, e dessa vez, mas do que nunca, ela gostaria de estar em sua casa, em sua cidade, com seus amigos.

Mas tudo muda quando ela conhece Alice, uma menina que mora na casa grande e verde ali perto. A partir daí, Georgia vai se deparar com atitudes e pensamentos diferentes que os seus. E vai perceber que a sua vizinha, mexe consigo mais do que deveria.

Interessei-me pelo livro, já por esta capa, que é simples, delicada, mas que ao mesmo tempo me passou certa profundidade. A sinopse só me fez ter a certeza que deveria ler este livro. A narrativa da autora é algo que a destaca. A princípio é leve, alternando entre sacarmos e ironias. Pude perceber aos poucos, o amadurecimento e a transformação de sua escrita, passando para algo forte e profundo. Amanda sabe muito bem dosar o que quer passar ao leitor, dando uma sensação diferente a cada capítulo.

Seu talento também se aplica à criação e seus personagens. Cada um tem sua história por trás do que é, e é isso que faz deles especiais. Como o livro é fino, não se tem tempo para trabalhar todos eles, fazendo com que o enfoque seja completamente as duas protagonistas. Enquanto Georgia é forte e decidida, temos Alice, que por trás da sua máscara é carente e frágil, e esse contraste, é um dos elementos que fazem tudo valer a pena.

O livro foge um pouco dos clichês em romance. Temos protagonistas que acertam e erram. Que fazem coisas de errado, mas que tem uma à outra para se ajudarem. E é isso que fez tudo parecer real a ponto de me fazer refletir sobre as atitudes de ambas as personagens. Não espere por um conto de fadas, isso é vida real, com tragédias e contratempos, e também com amor e descobertas.

A diagramação da edição que li é bem simples, mas com letras grandes que agradam quem lê. Infelizmente, encontrei vários erros de revisão: palavras faltando, palavras erradas e até mesmo erros de concordância em frases. É uma pena, porque este livro sem dúvidas merecia algo completamente bem feito.

Este livro conquista o leitor pela simplicidade com que o tema principal é trabalhado, e pela forma doce e inteligente de narrar e criar personagens. É um livro que merece ser lido, e mais que isso, saboreado por todos os leitores.

 

Título: A Garota da Casa Grande | Páginas: 112 | Autor(a): Amanda Marchi | Editora: Novo Século | Ano: 2013

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial