22 novembro 2020

[RESENHA] UMA AVENTURA DE ISAAC BELL #1: A CAÇADA

Esse é o primeiro livro da série do querido detetive Isaac Bell. Aqui, os Estados Unidos contratam a Agência de detetives Van Dorn para capturar um ladrão e assassino conhecido por O Assaltante Açougueiro. Um bandido que é o responsável pelos roubos mais bem sucedidos daquela época. Ele chega sem ser notado e foge como se fosse fumaça. Não se importa em machucar e matar se for preciso. Os bancários das pequenas cidades estão cada vez mais receosos.

O dono da agência coloca então Bell, seu melhor detetive no caso. Quem o conhece sabe como ele é inteligente e perspicaz e só vai descansar quando pegar este bandido. Com a ajuda de alguns amigos, ele vai em busca de pistas, e até mesmo, arma uma emboscada para capturar o assaltante. Será que isso dará certo? E se não der, quais serão as consequências?

Quem me conhece sabe que amei O Espião, primeiro livro da série do Isaac Bell lançado pela Novo Conceito (resenha em breve). Por isso, eu estava ansioso e com grandes expectativas para com este livro.

Ao que me parece, esse foi o primeiro livro da série lançado pelo autor (se eu não estiver enganado), e com isso, pude perceber que Clive Cussler já sabia o que fazia desde o primeiro livro. Bell é um personagem carismático, e tenho certeza que se eu tivesse lido este livro antes que o anterior, ele teria me conquistado da mesma forma.

E falando em personagens, este é o ponto forte do autor, que sabe como ninguém, criá-los e elaborar histórias para cada um deles. E digo isso não apenas sobre o enredo que está acontecendo no momento, mas também sobre o passado de cada um. Seus livros são bons por conta da forma como ele elabora psicologicamente seus personagens, mostrando suas qualidades, defeitos e fraquezas.

Quem já leu O Espião sabe que Bell tem uma noiva – isso não é spoiler -, e algo que eu estava ansioso para saber, era como eles tinham se conhecido e se apaixonado. E isso é mostrado em A Caçada. O que posso dizer é que eu gostei da forma como as coisas aconteceram, só ressalto que foi um pouco rápido demais, algo que pode chegar a desagradar algumas pessoas. Não foi o meu caso, uma vez que para mim é compreensível que um detetive vá rápido demais em assuntos amorosos, pois não sabe se sairá vivo da próxima missão.

Neste livro, somos levados a conhecer melhor as locomotivas, algo que o autor nos apresenta com maestria. Outra característica marcante de sua narrativa é a forma como ele utiliza, de maneira notável, os acontecimentos que realmente marcaram a época em que se passam suas histórias. Ele sabe amarrar bem ficção e realidade, deixando tudo ainda mais real para quem está lendo.

Não encontrei erros de revisão e a diagramação do livro é simples seguindo o estilo do livro anterior. As capas do autor no Brasil são primorosas e essa não poderia ser diferente. Traz elementos essenciais para a trama e mesmo assim, tem uma harmonia espetacular. Clive Cussler é sem dúvida um mestre em histórias de detetives. Sabe criar suspense e terminar um livro como se deve. Este livro é empolgante, ágil, e belíssimamente escrito.

 

Título: A Caçada Série: Uma Aventura de Isaac Bell #1 Páginas: 384 | Autor(a): Clive Cussler  | Tradutor(a):  Camila Fernandes  Editora: Novo Conceito | Ano: 2013

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial