04 abril 2017

[RESENHA] Caroline & West #1: Profundo

Foto por Lendo e Esmaltando
Eu nunca tinha ouvido falar em Robin York ou suas obras até conhecer Profundo (na época ainda um lançamento da Editora Arqueiro!) e não tinha a menor ideia se a forma de escrever da autora me agradaria ou não, mas decidi arriscar porque a premissa da história parecia muito boa.


Caroline é uma adolescente normal, uma garota boa, que após terminar com o namorado de anos, vê sua vida virar do avesso quando fotos íntimas que ele tinha dela são postadas em vários sites e ainda mandada diretamente para seus colegas de faculdade. Ela acredita que o futuro que sempre sonhou: formar-se como advogada e depois ser eleita como juíza, encontrou seu fim. Quem votaria em uma mulher cujas fotos nuas estão circulando pela internet? Que credibilidade ela teria dali pra frente?

Mais do que qualquer pessoa ela acreditava que tinha sido burra, não que ela fosse uma pessoa burra, mas como tinha sido ingênua ao confiar fotos íntimas a Nate? Como pudera agir de maneira tão inconsequente? Essas foram as questões que simplesmente não saiam de sua cabeça durante todo o tempo. Quase todos os amigos, que achava que tinha, se afastaram porque ninguém queria ser visto ao lado de uma 'vagabunda', alguém assim. A única que ficou ao seu lado foi Bridget, sua colega de quarto.

A única coisa que Caroline conseguia pensar era nessas tais fotos, como retirá-las dos sites e em formas para parecer invisível assim, quem sabe, todos os seus colegas acabariam se esquecendo o que aconteceu em alguns meses (se ela tivesse sorte!) e ela pudesse voltar a ter alguma sensação de normalidade em sua vida.

Duas semanas depois de as fotos terem aparecido ela é surpreendida por uma briga de West, um cara todo errado em tantos sentidos que nem seria possível que ela citasse todos, com Nate, seu ex-namorado cretino que andava falando algumas coisas nada legais a seu respeito. Ao saber que havia sido o motivo da briga ela decide conversar com West e pedir que não se meta, pois acabaria chamando mais atenção para ela e este pode ser o primeiro passo para mudar tudo de novo na sua vida...

A vida de West também não é fácil, abandonado por um pai violento, mas que vira e mexe volta para a vida da mãe dele, que sempre o aceita de volta e acaba com qualquer paz que o rapaz tenha conseguido. Ele também assumiu desde muito novinho a responsabilidade pela irmã mais nova, já que a mãe deles não o fazia. Pobre demais para estudar em um lugar como Putman ele fez coisas das quais não se orgulha para chegar lá e talvez, só talvez, conseguir dar um futuro melhor para a pequena Frankie. Ao conhecer Caroline ele descobre que talvez faltasse algo essencial à vida que vinha levando...

Para qualquer lado que você olhe nesse livro vai encontrar uma discussão absolutamente profunda e que vai de encontro a seus princípios, isto é um fato do qual nenhum leitor vai conseguir fugir. Há tempos terminei a leitura e ainda me sinto envolvida pela trama toda vez que penso nela e ainda me sensibilizo com os dramas das personagens criadas por York, tudo que permeia o relacionamento turbulento de Caroline e West é de grande relevância e enriquece a narrativa.

Você provavelmente pode receber um tapa na cara ao ler Profundo. Fiquei com um pouco de raiva de Caroline no começo ao pensar que ela se culpava por suas fotos serem vazadas, mas percebi conforme avançava a leitura que York parte de um comportamento padrão para desconstruí-lo durante a evolução de sua protagonista feminina. E foi assim que me afeiçoei tão profundamente a Caroline, ela para de agir como vítima e se transforma em uma mulher forte, que sabe o que quer e o que precisa fazer pra chegar lá.

West por outro lado já tem tudo isso, faltava nele um pouco de amor próprio, mas pensando agora isso faltava aos dois durante um bom número de páginas. Enfim, ele fazia tudo o que podia, mas não se via como bom o bastante, que tudo o que fez antes para chegar até ali o tornava um farsante, alguém vivendo de mentiras. Caroline traz pra ele a sensação de que alguém no mundo pode ama-lo por ele e não por uma mentira que ele criou. Isso faz toda a diferença no rumo da narrativa.

Não posso deixar de comentar que este é um livro adulto, não é de forma alguma literatura erótica, mas possui cenas de sexo bem explícitas, contudo este aspecto do livro não são de maneira alguma o ponto central da trama que é construída em torno de questões muito mais relevantes que propõe uma mudança de postura ao leitor quer ele queira quer não.


Você também pode ver o vídeo onde falo dos dois livros no nosso canal clicando aqui.








Título: Profundo | Série: Caroline & West Páginas: 320 Autor(a): Robin York  Tradutor(a): Cássia Zanon | Editora: Arqueiro

Marcadores: ,

16 Comentários:

Às 17 de abril de 2017 às 10:04 , Blogger Unknown disse...

Olá,

Pela capa achei que seria um romance NY, mas acabei me surpreendendo. Achei a premissa do livro muito chamativa, esse fato de difamar uma pessoa é bem comum hoje me dia, acho que os livros deveriam retratar isso com um olhar crítico e não ficar romantizando esse ato. Adorei conhecer a obra, os assuntos tratados chamaram muito a minha atenção, pretendo fazer a leitura assim que me surgir uma oportunidade! ♥

→ desencaixados.com

 
Às 18 de abril de 2017 às 10:52 , Blogger Catrine disse...

OOi!
Esse livro parece ser incríveel!
Essa premissa está maravilhosa, e, pelo que disse, parece mesmo ser um história bem reflexiva, ou, um tapa na cara. haha
Já vai pra meta! Espero lê-lo em breve.
Dica mais que anotada!
Beijoos!

 
Às 19 de abril de 2017 às 15:06 , Blogger Paraíso Literário disse...

Oi Catrine,

Tudo bem? O livro é fantástico!!! A história realmente faz com que o leitor se questione e isso é muito interessante.

Espero que consiga ler em breve os dois livros e que você goste tanto quanto eu :D

Beijinhos
Jessie

 
Às 19 de abril de 2017 às 18:43 , Blogger Unknown disse...

Confesso que já tinha ouvido falar sobre o livro, a editora divulgou bem assim que lançado, mas não procurei me atentar sobre o que era, me surpreendi, achei o tema sério, profundo e interessante.

 
Às 21 de abril de 2017 às 13:05 , Blogger Jéssica disse...

Oi!

O livro tem sim esse olhar crítico a respeito dessa situação e ainda faz com que o leitor entre na cabeça da vítima e sinta o que ela sentiu/está sentindo e isso realmente é muito válido!

Espero que leia em breve e que goste do livro.
Beijinhos

 
Às 22 de abril de 2017 às 11:33 , Blogger Srta. Bookaholic disse...

Oi, tudo bem?
Eu confesso que não costumo ler livros eróticos, não é um gênero que me agrada muito, sabe? E esse livro nunca chamou a minha atenção mesmo eu vendo ele em vários lugares. No entanto, agora lendo sua resenha achei a premissa interessante e fiquei curiosa com todo o desenrolar da história e os temas abordados. Enfim, gostei bastante da sua resenha e vou marcar a dica.

Beijos :*

 
Às 23 de abril de 2017 às 10:09 , Blogger Nay* disse...

Achei o enredo bastante interessante,particularmente porque aborda algo infelizmente algo que está se tornando muito comum que é difamação e o vazamento de fotos íntimas
Em relação ao resto,sua resenha por completo está ótima! O mocinho parece daqueles bem arredios né?

Bjs

 
Às 24 de abril de 2017 às 18:17 , Blogger Paula Sesterheim disse...

Oii, tudo bem?
Não conhecia o livro e apesar da obra parecer marcante, não chamou minha atenção. Achei um pouco pesada a parte das fotos vazarem, mas é algo que está se tornando "comum" hoje em dia, infelizmente. Enfim, não é um gênero que atrai minha atenção, mas muito obrigada pela dica.
Bjos.

 
Às 25 de abril de 2017 às 00:19 , Blogger Jessica Christina disse...

Oi, tudo bom?
Pela capa, já imaginei que fosse mais um desses eróticos super clichês, sabe? Mas adorei mesmo toda a história que vocÊ citou, fiquei curiosa pra saber como ela lidou com a situação. Parabéns pela escrita ^^

 
Às 25 de abril de 2017 às 14:36 , Blogger Anne Viana disse...

Olá!!
Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca me aprofundei pra saber um pouco do que se tratava e apesar de ser um tema bem clichê com triangulo amoroso,fiquei bem curiosa pra saber um pouco mais sobre West e Caroline e como eles vão resolver essa situação com o ex dela.

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-irmaos-de-sangue-trilogia-sina.html

 
Às 25 de abril de 2017 às 21:44 , Blogger Grazi Moraes disse...

Oie,
Não conhecia o livro... mas curti de cara.... seja por essa capa super intensa e verdadeira... ou ainda pelo fato de você mencionar que é um livro que nos faz sentir envolvidos... amo livros assim... ou ainda... pelo fato de ser um livro adulto... amo erótico.
Dica anotada por aqui!
Beijokas!

 
Às 26 de abril de 2017 às 18:03 , Blogger ival disse...

Oi Jessie, tudo bem?

Não costumo ler livros desse gênero, justamente por apresentarem uma história muita rasa geralmente, mas não me parece o case de Profundo. Achei os temas abordados muito interessantes e pretendo ler em breve :D Muito obrigado pela indicação!

Atenciosamente,

Tiago Valente
http://avidalida.blogspot.com

 
Às 27 de abril de 2017 às 09:52 , Blogger Natasha Chanoski disse...

Olá, tudo bem??

A capa do livro nunca me chamou atenção, mas eu também não conhecia o conteúdo... Achei super válido o tema abordado e a forma como parece que o enredo se desenvolveu. Adoro livros que mostram a evolução das personagens, são leituras que sempre dão um tom maior de realidade
Me interessei pela leitura! Espero ter a oportunidade de ler em breve

XOXO
umnovo-roteiro.blogspot.com

 
Às 27 de abril de 2017 às 17:28 , Blogger Amanda disse...

Oi, tudo bem?
Admito que não gosto de livros que possuem cenas eróticas, é algo que não me agrada mesmo, porém, a premissa da história me encantou. Ter fotos íntimas vazadas é um assunto muito sério que poucos dão a devida atenção e na maioria das vezes, culpam a mulher pelas fotos íntimas ao culparem quem as divulgou e isso me deixa muito chateada. O mocinho do livro me parece ser uma ótima pessoa e agora estou curiosa para ver como o relacionamento se desenvolve e como a protagonista irá se sentir em relação ao futuro no decorrer do livro. Espero ler um dia.

Beijos! ♥

 
Às 27 de abril de 2017 às 19:00 , Blogger Carol Ramires disse...

Olá!
Já tinha ouvido falar desses livro, mas nunca procurei saber a sua história, então descobrir que ele leva a reflexões foi uma baita de uma surpresa. Adorei a sua resenha, você conseguiu passar bem a mensagem do livro e me deixou muito curiosa para ler.
Beijos.

 
Às 28 de abril de 2017 às 20:25 , Blogger D e s s a disse...

Esse é um livro erótico que nem devia ser denominado assim, já que possui muito mais que isso. É um livro que nos faz refletir e repensar nossos conceitos. Eu gostei muito da leitura, preciso ler a continuação. Espero que mais pessoas confiram a história de Caroline.
beijos
www.apenasumvicio.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial