12 setembro 2018

[RESENHA] O Segredo Do Kelpie


Oiii gente, hoje eu vim contar para vocês sobre o livro O Segredo Do Kelpie, da autora Aya Imaeda, lançado no ano passado pela Editora Draco. Se quiser saber mais sobre a obra, continue lendo.
A jovem Aileen McAulay está sentada às margens de um rio, recostada à sombra de um velho carvalho. Sem tempo melhor, ela canta uma canção de amor, e se diverte quando desafina ao tentar alcançar as notas mais altas. De repente, ela avista um corcel negro, encantada por sua beleza, ela quase não nota uma alga presa a sua crina...quase. Logo, a jovem se da conta de que se trata de um Kelpie, um espírito da água.

O Kelpie, encantado pela esplêndida beleza de Aileen, resolve sequestrá-la e tomá-la como esposa. Por insistência da jovem, o Kelpie lhe cede um tempo para tecer um xale para a ocasião, pois ainda é inverno. Mas, por um descuido, o espírito da água acaba pegando no sono, e quando acorda, descobre que a jovem não estava disposta a ceder tão facilmente, pois agora, ela o aprisionou a um contrato de trabalho.

O livro se passa na Escócia, e como eu sou apaixonada pelas Highlands, a história ficou ainda melhor. O médico da vila tem como sobrenome Beaton, e me fez lembrar na hora de Outlander.

A Aileen mora com o pai e o tio em uma fazenda, ela é considerada a moça mais linda da vila e recebe vários pedidos de casamento, no entanto, ela não está muito preocupada em ter um marido como as outras jovens, ela está mesmo preocupada em recuperar a lucratividade da fazenda e com as colheitas.

Por o livro ser narrado pela visão do Kelpie, ele começa a trama com uma falta de empatia gigante pelos humanos. Ao longo da narrativa no entanto, acompanhamos sua evolução, ele tenta entender algumas questões humanas e reflete sobre as complicações colocadas em várias coisas, que aparentemente, são bem simples, tanto na sociedade como nos sentimentos. Isso foi algo que gostei bastante, porque me fez refletir também. Me conectei tanto com o personagem, que já estava vendo as coisas do ponto de vista dele.

Depender do seu ponto de vista é algo bem marcante no livro, e na trama essa ideia é também representada pelo médico Beaton através de um desenho de várias flores sobrepostas, indicando os vários pontos de vista diferentes que uma mesma coisa pode ter. Isso foi muito criativo, da para se enxergar a flor de vários ângulos. Gostei de associar essa ideia à vida, pois ela pode ser vista de várias maneiras diferentes e ainda assim certas.

Tiveram alguns capítulos do ponto de vista da Aileen, mas são bem poucos mesmo, o que me deixou um pouco triste, a evolução dela é vista na trama, mas gostaria de ter contato direto com os pensamentos e ideias dela. No começo dos capítulos da Aileen não tem nenhuma identificação que é a narração dela, mas é bem fácil distinguir, não foi algo que me incomodou no livro.



Mesmo o Kelpie começando o livro querendo raptar a Aileen, eu não consegui ter uma aversão por ele, na verdade, eu me via torcendo para que ele conseguisse se libertar do contrato. Ele tentou estabelecer um acordo com uma Selkie, (uma criatura marinha), para se livrar do contrato, mas no fim, tudo acabou danto terrivelmente errado, e fiquei até triste por ele (eu reconheço que isso foi bom para o aprendizado dele). Eu achei a Selkie incrível, e sua história daria um bom romance.

O tio da Aileen não confiava nem um pouco no Kelpie, maltratava-o quando ele estava na sua forma de cavalo, e fazia ameaças constantes, muitas vezes, esperava só uma brecha para tentar matá-lo. Tiveram momentos em que perdi a paciência para tamanha falta de empatia. Mas ao longo da trama ficou claro os motivos para ele agir assim, e consegui entendê-lo melhor. No final do livro, eu já estava adorando o tio dela, principalmente quando ele volta a enxergar seu velho amigo de infância.

A Aileen e o Kelpie logo descobrem que tem muito em comum, mesmo com as convicções de serem completamente diferentes. A evolução do Kelpie na trama me chamou muito a atenção, não foi algo instantâneo, foi preciso de várias situações, diálogos e observações, e eu achei isso ótimo, gosto quando a trama mostra toda a evolução do personagem. No fim do livro, ele mesmo já estava se complicando com os sentimentos humanos que no começo, achava tão simples de resolver.

Achei muito interessante a trama trazer a mitologia celta, foi algo bem novo e diferente do que eu estou acostumada a ler, geralmente leio mais livros com mitologia grega e romana, foi ótimo sair um pouco da bolha.

O livro tem uma diagramação simples e folhas amareladas, a arte da capa é incrível, os desenhos e as cores chamam bastante a atenção, a escrita é muito sedutora e faz com que a leitura seja bem rápida.

Com esse livro, você vai descobrir que as lendas podem carregar mais verdades do que imaginamos. Confesso que amo pensar assim, sou apaixonada pelo mundo mitológico, e se pudesse, viveria nele. Se você é um apaixonado por esse mundo assim como eu, eu super indico o livro.



Título: O Segredo Do KelpiePáginas: 231 | Autora: Aya Imaeda
 | Editora: Draco | Ano: 2017




                               

Marcadores: , , ,

15 Comentários:

Às 19 de setembro de 2018 às 16:40 , Blogger No Conforto dos Livros disse...

Olá!! :)

Eu confesso que não conhecia este livro! Que bom que gostaste de fazer a leitura a esse nível!

Realmente, nunca ouvi falar de nenhum livro que partisse da mitologia celta! A diagramação também me pareceu ótima, mesmo que simples!

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

 
Às 20 de setembro de 2018 às 12:56 , Blogger Larissa Dutra disse...

Olá, tudo bem? Eu nunca li um livro de mitologia, então não sei se eu gosto ou não, hehe. Não conhecia este livro ainda, mas pelo o que tu disse parece ser muito bom. Adorei a resenha!

Beijos,
Duas Livreiras

 
Às 21 de setembro de 2018 às 23:45 , Blogger Beatriz Andrade disse...

Oi, Mi!
Eu ainda não conhecia o livro e só de bater o olho nessa capa maravilhosa eu já me interessei por ele. Eu adorei a sua resenha, você me deixou bem curiosa para poder ler também. Eu gosto muito quando os livros nos trazem outras mitologias e esse é um ponto muito positivo para essa obra. Além da capa maravilhosa e da premissa tão interessante, achei a diagramação bem charmosa. Dica anotada, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

 
Às 23 de setembro de 2018 às 13:25 , Blogger Dayhara Martins disse...

Acho que essa é a primeira obra que vejo que fala especificamente sobre mitologia celta, o que é muito bacana, saber o primeiro passo pra se sair bem no mercado editorial, né? Apesar de não ser um genero que tenho por habito ler, certamente a sua resenha me deixou curiosa e me fez pensar se devo ou não adquiri-lo.

 
Às 23 de setembro de 2018 às 16:13 , Blogger Ju disse...

Sou a louca da mitologia e leio sobre várias, inclusive já li alguns livros abordando mitologia celta, mas não conhecia kelpies. Só que, sinceramente, já peguei antipatia desse Kelpie no início, sequestrar uma mulher e obrigá-la a se casar com ele, ele acha essa uma ideia válida? Fiquei com preguiça. Ao contrário de você, até antes de ler criei aversão pela criatura.

 
Às 23 de setembro de 2018 às 16:13 , Blogger Ju disse...

Sou a louca da mitologia e leio sobre várias, inclusive já li alguns livros abordando mitologia celta, mas não conhecia kelpies. Só que, sinceramente, já peguei antipatia desse Kelpie no início, sequestrar uma mulher e obrigá-la a se casar com ele, ele acha essa uma ideia válida? Fiquei com preguiça. Ao contrário de você, até antes de ler criei aversão pela criatura.

 
Às 24 de setembro de 2018 às 14:57 , Blogger Cila-Leitora Voraz disse...

Oi Mi, sua linda, tudo bem?
Fiquei tentando imaginar se ele pode assumir a forma humana, pois como seria o relacionamento dos dois? Já vi um filme que explorou essa questão de o mesmo evento ser visto por vários pontos de vista, gosto muito desse conceito e acho linda a mitologia celta. Tenho certeza de que irei gostar do livro. Sua resenha ficou ótima!!
beijinhos.
cila.

 
Às 25 de setembro de 2018 às 18:53 , Blogger Saga Literária disse...

Olá, tudo bem Mi?
Eu não conhecia esse livro e a primeira coisa que me chamou atenção foi essa capa maravilhosa, muito bonita mesmo. A premissa também é interessante, fico contente que tenha gostado da leitura, vou anotar a sua dica..pois gosto de mitologia.
Abraço!

 
Às 25 de setembro de 2018 às 19:22 , Blogger Debyh disse...

Olá,
Eu já li alguma coisa com mitologia celta, e sinceramente não curti tanto, talvez por entender bem pouco sobre (ou a história era ruim mesmo). Gosto da evolução dos personagens, é algo que me atrai.

Debyh
Eu Insisto

 
Às 25 de setembro de 2018 às 21:32 , Blogger Fernanda Santos Barroso disse...

Olá! Não conheço nada da mitologia celta, então, acredito, que essa experiência seria totalmente nova pra mim, em todos os sentidos. Gostei muito da premissa, apesar de ter ficado um pouco com pé atrás nessa história de sequestro, também me lembrou a história de Perséfone e Hades, o que me deixa ter outra interpretação e querer ler essa história.

 
Às 26 de setembro de 2018 às 19:45 , Blogger Viviane Almeida disse...

Olá, tudo bem? Eu amo livros sobre mitologia grega e romana mas, nunca li nada sobre mitologia celta e, com certeza vai ser uma experiencia muito interessante e curiosa para mim. A capa chamou muito a minha atenção e a sua resenha me deixou animada para realizar a leitura, mesmo não conhecendo nada sobre o tema.
Dica super anotada!

Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane

 
Às 28 de setembro de 2018 às 00:10 , Blogger Nina é uma disse...

Oi, tudo bem? Eu gosto moderadamente de mitologia, mas prefiro as fora do eixo roma-grécia, porque essas são as mais batidas. Gosto muito de outras mitologias, porque dá pra gente conhecer as culturas através delas e acho isso muito enriquecedor. Não conhecia esse livro e já fiquei super interessada, parece algo que sei que vou gostar! Muito obrigada pela dica! :)))

Love, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com

 
Às 1 de outubro de 2018 às 15:11 , Blogger Poesia na alma disse...

Eu adoro lendas e contos, elas trazem muito de encontros e desencontros de nossa psiquê, dá para fazer tanta análise social com base nelas. Leio muito sobre mitologia e psicologia, adoro isso, mergulho nesse universo linda e saio encantada e modificada, então, creio que esse é um livro para mim

 
Às 2 de outubro de 2018 às 08:25 , Blogger Vanessa disse...

Olá! Quando comecei a ler sua resenha falando da parte do sequestro, associei a história de Perséfone e Hades. Fiquei bem surpresa quando você falou que é mitologia celta! O enredo da história me chamou a atenção. Sempre acho legal quando o autor consegue demonstrar que nem sempre o "vilão" é tão mal assim.
Achei a capa muito bonita e com certeza é um livro que eu gostaria de ler.
Parabéns pela resenha!

 
Às 29 de outubro de 2018 às 15:23 , Blogger Ana Luiza Ferreira disse...

Oie!
Nossa parece uma fantasia super interessante! Eu ainda não li nada passado na Escócia, mas tenho muita curiosidade! Comecei a ler Outlander recentemente e estou com altas expectativas quanto a essa leitura. Amei a capa e a diagramação do livro!

Com carinho,
Ana | Blog Entre Páginas
www.entrepaginas.com.br

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial