05 setembro 2018

[RESENHA] Coragem


Oiii gente, hoje eu  vim contar para vocês sobre o livro "Coragem", escrito pela atriz Rose McGowan, que foi lançado pela Harper Collins. Para conhecer um pouco mais sobre a obra, continue lendo.

A autora começa o livro contando sobre sua infância, ela cresceu em meio a uma seita chamada Meninos de Deus, onde sofreu várias agressões, tanto físicas quanto mentais, tudo isso em nome da religião.  A seita aceitava todo tipo de crueldade, e logo começou a aceitar a pedofilia, foi quando o pai de Rose resolveu fugir com a segunda mulher e os filhos, deixando a primeira esposa e mãe dos seus filhos para trás. Desde então a vida de Rose começou a mudar, ela ficava alternando entre as ruas e as lares provisórios. Em ambos os lugares ela sofreu com abusos e negligências.

Rose foi descoberta do nada, quando estava andando pelas ruas de Los Angeles, então tudo começou. Ela se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood, mas o que ela pensava ser um sonho, logo se tornou um cenário de exposição e sexualização constantes.

A atriz logo foi vendida ao público, sem direito a própria personalidade e pensamento. Seu rosto aparecia em todas as revistas, que passavam sua imagem como uma mulher gostosona que só se importava com a aparência.

Mas Hollywood não se importava com nada disso, contanto que o lucro entrasse. Além disso, todos esperavam que Rose ficasse calada diante que fazia com ela, obedecendo e fingindo não ver, pois uma moça foi feita para isso, não? NÃO!! E Rose McGowan mostra a isso através de seu livro, com sua coragem, ela mostra ao mundo quem realmente é, dando voz a milhares de mulheres.

Bem, esse é um livro complicadíssimo de falar a respeito, ainda não tenho uma definição para o que senti quando o li. Não consigo classificá-lo ainda, mas vamos lá.

A leitura é pesada na maior parte do tempo, você lê aquilo e não consegue acreditar que realmente aconteceu, e quando para e pensa que ainda acontece, da mais tristeza. Algumas vezes eu lia de novo para saber se era aquilo mesmo, mas infelizmente era.

A autora descreve os vários episódios de abusos que sofreu dentro de Hollywood, e o que me deixou absolutamente irritada, foi o fato de sua assistente falar para a Rose quando ela quis denunciar que "é assim mesmo, você tem que aceitar se quiser continuar trabalhando". Uma mulher dando este tipo de conselho? Dizendo a outra mulher que é melhor não denunciar? Não sei se fiquei mais triste ainda ou com mais raiva.

Ao longo do livro, Rose conta sobre seus relacionamentos abusivos, e como um deles acabou gerando uma bulimia. Quando lemos uma história, geralmente conseguimos ver o que há de errado logo no começo, mas é sempre bom levar em conta o estado emocional em que a pessoa se encontrava, e o caso da atriz era "desesperadamente desesperada por ajuda". Antes de se empoderar, ela pensava que um príncipe montado em um cavalo branco a salvaria de tudo, mas ao longo dos anos, ela percebeu que o tal príncipe encantado que a salvaria, era ela mesma.

A capa do livro tem muito a ver com sua temática, quando estava em Hollywood, Rose descreve que o cabelo era algo muito importante, pois se os poderosos a achassem gostosa, eles a contratariam, e por isso ela precisava ser bem feminina, tendo um cabelo comprido e bonito. Como um protesto a isso, logo na capa nos deparamos com a atriz raspando todo o cabelo.

Algumas pessoas diriam que por ser uma biografia, tudo fica mais real, mas eu, por outro lado, não consegui ficar tão ligada assim com a autora. Acho que isso se deve ao fato de ser a primeira vez que leio o nome e vejo o rosto da atriz.o Gosto de ler biografias de Autores/Cantores/Atores que eu realmente admiro e acompanho. Por ser desligada da vida, nunca tinha ouvido falar da atriz, e acredito que seja por isso minha falta de apego ao livro.

O livro tem páginas amareladas e uma diagramação simples, o tamanho da fonte é bem agradável e faz com que a leitura seja bem rápida. A arte da capa é incrível, principalmente porque é vinculada ao tema do livro.

Bem, mesmo com minha indecisão sobre o livro, eu super indico, e o principal, reflitam sobre todas as coisas ditas nele, vale muito a pena.







                         Título: CoragemPáginas: 271 | Autora: Rose McGowan
Tradutora: Carolina Caires Coelho  | Editora: HarperCollins Brasil | Ano: 2018

Marcadores: , , ,

14 Comentários:

Às 6 de setembro de 2018 às 14:26 , Blogger Dayhara Martins disse...

Quando li também foi a primeira vez que li sobre a autora ou tomei conhecimento sobre ela, ainda assim, foi uma história que me consumiu demais, é um relato sincero e muito triste sobre um cenário que nunca imaginamos que poderia ser assim, né? Digo com toda a certeza que ela é uma sobrevivente e que essa obra me fez questionar inúmeras coisas, principalmente a respeito do conteúdo midiático que venho consumindo.

 
Às 7 de setembro de 2018 às 21:27 , Blogger Leitura Enigmática disse...

Nossa, esse livro deve possuir um enredo forte e surpreendente. Sem falar nos temas polêmicos que ele aborda. Mas eu gosto desse tipo de livro,pois mostra a realidade e essa história me chamou a atenção e aguçou minha curiosidade.

 
Às 9 de setembro de 2018 às 11:11 , Blogger D e s s a disse...

Achei a história da autora muito interessante com todos esses temas polêmicos e como ela iniciou a carreira. Para quem gosta dela realmente deve ser uma leitura excelente. Mas, assim como você, eu não conheço ou realmente gosto dela, então a leitura não seria tão boa pra mim. Aliás, mesmo de pessoas que eu gosto esse tipo de leitura não me atrai. :/
beijos

 
Às 9 de setembro de 2018 às 13:47 , Blogger Aline M. Oliveira disse...

Olá! Eu não muito fã de autobiografias, mas acho que esse livro deveria ser lido por todos. Já tinha ouvido falar. Um livro corajoso e necessário para que possa dar voz a todas as mulheres que passam pelo mesmo assedio ou outro qualquer. Todas nós temos que ler e aprender a combater os abusos. E a nos defender! Obrigada pela resenha!

Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

 
Às 11 de setembro de 2018 às 16:53 , Blogger Halfstarx disse...

Este livro parece mesmo ser uma leitura pesada, porém necessária, livros como esse dão força a mulheres que lutam contra o assédio ou qualquer outra coisa que a faça se sentir diminuida. Nos ultimos anos as mulheres tem conseguido derrubar gigantes de Hollywood, varios atores e produtores foram descobertos, praticantes de assédios sexuais, que não merecem a fama que tinham. Espero que essa luta continue assim e mais mulheres consigam combater esses abusos que infelizmente acontecem.

 
Às 11 de setembro de 2018 às 23:18 , Blogger Livros & Tal disse...

Oie... conheço essa atriz desde a época de charmed. Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras e tenho que confessar que a parte da infância dela achei tão difícil de acreditar que me sinto uma idiota por conta disso. Concordo com o que dose em se tratar de um livro pesado, mas ao mesmo tempo ele é bem real!

Beijos

 
Às 17 de setembro de 2018 às 14:44 , Blogger Tamires Marins disse...

Oi, Mi

Eu não leio não-ficção, não gosto, mas tenho que admirar a coragem dessa mulher em se abrir assim, sem pudores, cheia de coragem. Por isso o nome do livro não poderia ser outro, realmente. Que pena que não conseguiu se ligar muito por não conhecer a atriz, é compreensível.

Beijos

 
Às 19 de setembro de 2018 às 16:32 , Blogger Marijleite disse...

Nossa, quanta coisa difícil a Rose teve que enfrentar! Parece ser bem bacana ela ter resolvido contar tudo isso na biografia, para que saibamos um pouco do que acontece por trás das câmeras e do glamour. Ótimo post.

http://petalasdeliberdade.blogspot.com

 
Às 19 de setembro de 2018 às 23:24 , Blogger Polly - Entre Livros e Personagens disse...

Olá, tudo bom?
Não conhecia a atriz também, no entanto, acabei ficando muito impactada com todas as coisas pelas quais passou e com a força que ela teve ao denunciar a podridão que existe por detrás de Hollywood, daí veio meu elo com a biografia, que me marcou muito. Uma pena que não tenha ocorrido essa mesma conexão com você, o que é super normal quando não conhecemos ou admiramos a pessoa por trás da autobiografia.
Beijos!

 
Às 24 de setembro de 2018 às 20:46 , Blogger Pah disse...

Eu não costumo ler muitas biografias, mas acompanhei parte da trajetoria da atriz e acho que esse seria um livro que gostaria de ler. Entretanto, é uma pena que você não tenha se ligado tanto assim com a trajetoria e narrativa dela.
bjo

 
Às 29 de setembro de 2018 às 01:22 , Blogger Lucy disse...

Oi, Mi. Uma pena que vc não conseguiu se envolver por completo com a leitura. Acredito que deve ser um livro com uma história forte. Mesmo não lendo biografias, eu abriria exceção com esse livro em questão.
bjs
Lucy - Por essas páginas

 
Às 2 de outubro de 2018 às 07:57 , Blogger Ivi Campos disse...

Oi MI, eu li este livro no começo do ano e minha impressão dele foi diferente da sua. A princípio eu achei um pouco de oportunismo uma atriz n´~ao tão conhecida contar a sua vida, mas em função do discurso feminista que ela traz, eu acho que a leitura é pertinente para quem não a conhece. Entendo sua distância para com o texto dela e suas vivências, mas acho que a literatura nos propicia isso mesmo não é? Sermos atingidas por histórias reais ou ficcionais de maneiras diversas.
beijos

 
Às 14 de outubro de 2018 às 12:18 , Blogger Giovana Soares disse...

Oii, tudo bem?
Assim que entrei no blog eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro, e ao ler a sua resenha vi que se trata de um livro muito mais profundo do que imaginei. Eu não sou muito de ler biografias, mas essa com certeza esta na listinha.

 
Às 3 de novembro de 2018 às 12:59 , Blogger Isa Araújo (Menma) disse...

Olá Mi!!!
Eu já tinha ouvido falar desse livro e acho que só não me apeguei em colocá-lo para uma leitura, pois também não conheço a autora :\
A história dela pelo que pessoal diz mesmo é pesada e sim traz uma reflexão enorme, também fiquei triste quando as pessoas apontam esse fato da assistente dizer isso para ela e bem eu fico pensando que ainda acontece muito disso.
Adorei a resenha!!!

lereliterario.blogspot.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial