12 outubro 2020

[RESENHA] Girl Meets Duke #1: Um Casamento Conveniente


Oi meus amores! Hoje eu vim conversar com vocês (ou pelo menos tentar) sobre o livro Um Casamento Conveniente, primeiro volume da série Girl Meets Duke, da Tessa Dare lançado recentemente pela Editora Gutenberg e  que já adianto é nada mais nada menos que o melhor livro que li este ano e meu romance de época favorito.

Emma Gladstone é uma jovem costureira de vinte e dois anos que se encontra em uma situação bem desagradável: depois de passar meses costurando um vestido de noiva cheio dos mais diversos detalhes (nem todos bonitos, ela admite) o casamento acabou sendo cancelado e ela se viu com dívidas a pagar e uma ex-noiva relutante, para dizer o mínimo, em cumprir o acordo. Emma então decide tomar a única atitude razoável naquela situação, ela decide cobrar do noivo.

Ferido na Batalha de Waterloo, o Duque de Ashburry, vive recluso desde então. É um homem amargurado e cínico que espezinha todos que estão à sua volta porque, aparentemente, seu maior prazer é tornar infelizes aqueles que o cercam, mas com o noivado recentemente desfeito eis que Ash se encontra com um problema nas mãos: ele precisa de uma noiva para dar sequência à sua linhagem (já que de jeito nenhum o duque irá permitir que o título e todas as responsabilidades caiam na mão de seu primo imbecil).

Tudo que ele precisa é de uma mulher, em idade propícia, saudável que possa gerar seu herdeiro, esta jovem precisa estar desesperada o bastante para aceitar se casar com alguém como ele. São os requisitos que bastam e, quando seu mordomo Kham, anuncia que uma mulher vestida de noiva solicita uma audiência com o duque, Ash não consegue negar, já que ele fica imediatamente curioso.

O desenrolar da situação não é nada como Emma esperava, ela foi ao Duque de Ashburry requerer que este pagasse a dívida da ex-noiva e saiu de lá com a proposta de casamento, tudo bem que seria um casamento de conveniência, ele daria o título e a riqueza a Emma e ela lhe proveria um herdeiro. Tudo parecia absolutamente surreal, era óbvio que o homem não falava a sério, um duque jamais se casaria com uma costureira.

Ao perceber que Ash falava a sério e que o título e o acordo poderiam ser a forma que Emma conseguiria para ajudar uma pessoa muito querida (além de si mesma!), a jovem decide aceitar. Todos os termos entre os dois estão acertados, as precauções foram tomadas para que nenhum deles desenvolvam sentimentos, mas a convivência é um fator poderoso e cada vez que eles vislumbram uma parte diferente um do outro, manter os sentimentos fora da relação torna-se mais difícil.

Eu nem sei como estou conseguindo escrever esta resenha porque toda vez que amo verdadeiramente uma história acho dificílimo falar sobre ela e com toda certeza este é o caso. Os personagens principais e secundários, o enredo e a ambientação são absolutamente perfeitos aqui, mas é a maestria com que Tessa Dare conduziu essa trama que realmente faz dela algo tão memorável.

Comecemos a falar sobre Emma, a jovem possui alguns segredos em seu passado sobre o qual só nos é permitido imaginar no começo do livro, mas fica claro que ela já depositou mais de uma vez a confiança em homens errados e foi extremamente machucada por conta disso então, um casamento de conveniência é um acordo ideal para ela. Ao mesmo tempo a jovem não consegue simplesmente deixar de lado o seu enorme coração que cisma em ver o lado bom das pessoas e eu amo personagens assim, que amadurecem por conta dos erros cometidos, mas ao mesmo tempo mantêm sua essência.

Ash é o exato oposto, ele vive amargurado e cínico, infeliz e desiludido ele continua vivo por pura obstinação. O personagem tem uma história tão trágica que foi impossível não sentir vontade quase que imediata de entrar nas páginas deste livro e dar um abraço nele e dizer que no final ele seria feliz. Sem dúvida todo o background que a Tessa criou faz com que, mesmo se em algum ponto você não gostar dele, no fim você termina apaixonada por Ahsburry.

As interações entre eles são absolutamente divertidas o que traz para a narrativa um tom bastante leve e contrasta com as cenas dos passados de ambos dando a leitura uma característica bem peculiar: se em um parágrafo você pode muito bem estar rindo, no seguinte nada lhe garante que não estará com o coração apertado. E isso é absolutamente incrível.

A arte da capa é de um bom gosto ímpar. Se você comparar com a de The Duchess Deal (nome do livro no original) vai ver que esta não é feia, mas a da Gutenberg realmente é muito superior. A diagramação é delicada e consegue capturar bem toda a aura desta história. Como sempre o trabalho da Gut está impecável na tradução e revisão do livro, nenhuma surpresa até aqui.

Como todo bom livro, os personagens secundários são muito bem trabalhados e isso foi o fator decisivo para que eu me sentisse tão irrevogavelmente apaixonada por esta obra. E como todo bom romance, aqui também temos uma víbora a quem detestar (algo bastante essencial, na minha humilde opinião) e, acredite em mim, você vai odiar este personagem com todas as suas forças. 

É impossível não mencionar que, para mim, ficou muito claro que a Tessa se inspirou em A Bela e a Fera para criar esta história. Há cenas que fazem clara alusão ao filme da Disney, bem como a própria construção dos personagens, mas acho que talvez ela também possa ter se inspirado em O Fantasma da Ópera para construir um pouco da personalidade e aparência do Duque de Ahsburry.

Com toda certeza eu ansiosíssima para ler o segundo volume dessa série, The Governess Game, que se não for lançado muito em breve pela linda e maravilhosa Gutenberg vou acabar comprando o ebook em inglês mesmo porque definitivamente preciso saber quem é o homem com quem Alex, uma das amigas de Emma e protagonista do próximo volume, trombou na livraria e como eles vão se encontrar e apaixonar.

 

Título: Um Casamento Conveniente| Série: Girl Meets Duke | Páginas: 256
Autora: Tessa Dare|TradutoraA. C. Reis | Editora: Gutenberg | Ano: 2019


Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial