22 novembro 2020

[RESENHA] EVERYTHING #1: TUDO O QUE RESTOU


Aimee Tierney aparenta ter a vida perfeita. Está noiva de James, trabalha no pub de seus pais fazendo, entre outras coisas, excelentes pães, e está planejando sua lua de mel, e esta será a primeira vez que sairá do país. No entanto, as coisas mudam quando seu noivo precisa viajar para uma viagem de negócios e misteriosamente desaparece após um acidente de barco. Os meses seguintes sem notícias são atordoadores, até que ela recebe a notícia de que o corpo de James fora encontrado. E então, o tão esperado dia do seu casamento, é o dia em que Aimee enterra o noivo.

Mas nesse mesmo dia uma mulher misteriosa chamada Lacy aparece, e diz para Aimee que muitos mistérios cercam o desaparecimento de James, e que acima de tudo ele ainda está vivo. Transtornada, Aimee é reconfortada por Thomas, seu cunhado, que dá a sua palavra que reconheceu o corpo do irmão. Aconselhada por suas melhores amigas, Kristen e Nadia, ela tenta deixar o acontecimento para trás, mas Lacy aparece outras vezes tentando convencê-la de que seu noivo ainda está vivo. Aimee tenta refazer a sua vida sem James, mas mesmo quase um ano depois, ainda é difícil abandonar a possibilidade que Lacy levantou. Ela então embarca em uma jornada de descobertas, mentiras e segredos.

Quando comecei a ler Tudo o que restou, imaginei que essa seria uma leitura fluida e que terminaria o livro bem rápido, isso porque logo nas primeiras páginas a narrativa da autora se mostrou fluida e até dinâmica. No entanto, após alguns capítulos eu me deparei com algumas questões que me fizeram passar algumas semanas lendo-o aos poucos até conseguir terminar. No entanto, antes de abordar cada um deles, vamos a alguns pontos positivos que preciso ressaltar.

Os personagens são muito bem construídos, e cada um tem sua história apresentada de forma concisa e dinâmica. Todos os personagens secundários são de extrema importância para a trama principal que é focada em Aimee, no entanto não são esquecidos ou deixados de lado. Todas essas tramas acabam dando bastante credibilidade pra história principal. A história começa no funeral de James, no entanto, temos várias viagens ao passado, onde podemos entender melhor como Aimee e James se conhecera, se apaixonaram e como eles criaram a ligação tão forte que existe entre os dois. Há um personagem que aparece pouco no tempo “presente”, mas que tem toda o seu enredo construído nesses momentos de flashback, e por mais que fosse algo que eu já hipotetizava, foi perturbador ver como tudo se desenrolava.

Mas, infelizmente nem mesmo os personagens e suas tramas me fizeram cair de amores pela história. Como eu disse lá em cima, depois de alguns capítulos eu já estava com preguiça de todo o drama que a autora estava colocando em cima da protagonista. Era como se para cada atitude dela, ela usasse a desculpa de que amava James e que agora ele já não estava mais ali. Entendo que a autora quis criar um clima de perda, mas ficou tão exagerado que eu parava a leitura por horas antes de continuar. E isso se estendeu por vários e vários capítulos.

Outro ponto que me incomodou muito, e que contradiz os sentimentos da protagonista, é que algumas coisas (super importantes) que pertenciam a James desaparece da casa dos dois, e Aimee simplesmente decide deixar para lá. Isso é muito conflituoso. Como alguém que lamenta perder o noivo, passa páginas dramatizando exageradamente aquilo, não dá o devido valor a esse tipo de coisa? Essa foi uma parte da história que não me convenceu, mesmo que posteriormente alguma luz se acende na cabeça de Aimee, e esses desaparecimentos se tornam o link pra ela largar tudo e ir atrás da verdade.

Em contrapartida foi muito bacana ver o crescimento que a protagonista tem ao longo do livro. Ela começa sendo alguém totalmente dependente de James, logo em seguida Ian entra na história e eu já imaginei que ela fosse se apoiar nele também. Mas eu estava errado, Aimee começa a andar com as próprias pernas, constrói um negócio pra si, e mesmo que tardiamente (já nas últimas páginas), consegue entender o quanto cresceu e se tornou dona de si.

O desfecho da história não me trouxe grandes surpresas porque nada saiu do que eu já esperava, nem mesmo o último capítulo que trás o gancho para o livro dois. Ele será uma das minhas próximas leituras, e espero que o desenrolar seja bem mais cheio de reviravoltas. Quanto a edição, eu li esse no Kindle, sendo o e-book cedido pela Editora Universo dos Livros. Posso dizer que a revisão está de parabéns, e que a escolha da capa não foi de todo mal.

 

Título: Tudo o que restou | Série: Everything | Páginas: 368 | Autor(a): Kerry Lonsdale
Tradutor(a): Jacqueline Valpassos | Editora: Universo dos Livros | Ano:
2018

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial