19 setembro 2018

[RESENHA] Como Viver Eternamente


Oiii gente, hoje eu vim contar para vocês sobre o livro Como Viver Eternamente, da autora Sally Nicholls, lançado já há algum tempo pela Editora Geração. Se quiser saber um pouco mais sobre a obra, continue lendo.
Sam é um garotinho de 11 anos, ele é leucêmico pela terceira vez desde os seis anos de idade. Depois de duas quimioterapias, seu corpo ficou muito debilitado, e ele se recusa a fazer outra tentativa, mesmo porque seus médicos aconselham seus pais que ele não faça o tratamento novamente, pois além de o garoto estar fraco, eles não acham que vá surtir algum efeito. 


Sua mãe contratou uma professora particular para lhe dar aulas em casa, já que ele não consegue ir à escola, por ficar muito cansado. Ele faz essas aulas junto de seu melhor amigo, Felix, que conheceu quando estava fazendo quimioterapia pela segunda vez. Juntos, eles decidem dar asas a imaginação e tentar bater alguns recordes do Livro dos Recordes e realizarem alguns de seus desejos.



Em uma das aulas, a professora propõe que eles escrevam alguma coisa sobre eles. Felix não passa da primeira linha, já Sam continua escrevendo, e assim da início ao uma espécie de diário, onde faz uma série de questionamentos sobre os quais ninguém o responde, e procura respondê-los com base nos seus pensamentos. 



Sam é um garoto gentil  e positivo, vive buscando a felicidade, mesmo sabendo que vai morrer. Felix é completamente o oposto do amigo, embora corajoso, vivia reclamando de tudo e com muita frequência se irritava com todos ao seu redor. 


A família de Sam não aceita muito bem a sua condição, seu pai vive calado e quase nunca está em casa. Sempre que o assunto é a doença do garoto, ele coloca um ponto final no assunto e saí. A mãe de Sam saiu do trabalho para ficar em casa com o filho em tempo integral. Bella é a irmã mais nova do garoto, e constantemente briga com os pais por não poder faltar a escola como o irmão. 


Ao longo do livro vemos que a mãe de Sam vive se culpando por não poder fazer mais pelo filho. Depois que ela fica sabendo o que a tia do garoto faz para se manter saudável e também aos filhos, ela começa a mudar as coisas em casa, começa a abrir as janelas mesmo no inverno e pensa em comprar só produtos orgânicos. Ler essas páginas doí bastante, principalmente quando você consegue se colocar no lugar dos personagens. 



Comecei o livro com certa antipatia do pai do menino, ele sempre estava de mal humor e sempre falava as piores coisas. Ele queria até que o garoto fizesse quimioterapia pela terceira vez. Mas ao longo do livro eu fui entendendo os motivos dele, vi que a falta de conversa e todo o mal humor se devia ao fato de ele não saber como lidar com tamanha dor. 



No final do livro, o pai começou a mudar, ele já não trabalhava tanto, ficava o dia todo brincando e conversando com o filho, realizou um dos maiores desejos de Sam e sempre aparecia quando ele começava a ter crises.  




Felix é melhor amigo e companheiro de aventuras de Sam. Boa parte das reflexões presentes no livro são ocasionadas pelas discussões dos dois garotos, ambos com pensamentos muito distintos. Em um momento da leitura, o Felix vai parar no hospital, e nós vemos a instabilidade da vida, sem avisos, as coisas acontecem e te deixam no chão. Mas o Sam em momento algum quis se deixar abater, mesmo com toda a dor ele decidia se levantar todos os dias e aproveitar o máximo do tempo que ainda tinha


O livro começa com o garoto falando que vai morrer, mas isso não ajuda em nada no final. Chega uma hora em que ele decide parar com todo o tratamento, ele não vê sentido viver a base de morfina, diz que está apenas existindo, mas não vivendo. Achei interessante como a família aceitou a decisão do garoto, mesmo sabendo que teriam no muito, duas semanas com ele. 



O Sam e o Felix me ensinaram que não tem sentido ter desejos se a gente nem ao menos tenta realizá-los. O Sam vê a vida como um ciclo, e a compara à várias coisas, como por exemplo: estrelas velhas que se transformam  em novas ou folhas mortas que se transformam em plantinhas. Pode ser algo que nasce ou algo que morre. Depende do ponto de vista que você escolhe. 


Com o livro a gente aprende que sim, cada minuto conta. Não podemos deixar de aproveitar nem um segundo. O tempo não volta, mas as lembranças ficam, então se empenhe para criar as melhores. 



O livro tem folhas amareladas e uma diagramação simples. A escrita é leve e cativante, os capítulos são bem curtinhos, e você só consegue largá-lo quando acaba. O livro tem alguns desenhos, e isso deixa a leitura mais interessante. A arte da capa é maravilhosa, e lendo a história você descobre que a capa tem uma associação com o enredo. 



Bem, se você quer uma história para rir e chorar, onde aproveitar a vida mesmo com os problemas é o lema, você pode apostar em Como Viver Eternamente. 






Título: Como Viver Eternamente Páginas: 232
Autora: Sally Nicholls Tradutor:  Lidia Luther | Editora: GeraçãoAno: 2014





Marcadores: , , ,

12 Comentários:

Às 16 de outubro de 2018 às 21:06 , Blogger Book Obsession disse...

Olá!
Parece ser uma história bem reflexiva sobre a vida, o tempo que temos e como devemos aproveitar ao máximo para extrair o melhor que pudermos ser pois não sabemos quando tudo pode mudar.
Fiquei curiosa para ver a relação da família com o rapaz, geralmente essas interações me emocionam muito.
Dica anotada!
Beijos!

Camila de Moraes

 
Às 17 de outubro de 2018 às 10:03 , Blogger Helana Ohara disse...

Tenho esse livro e te confesso que acho esse livro muito mais engraçado do que triste, lembro que recebi ele para ler quando foi lançado e muita gente chorou com a história do Sam, já eu não, eu vi que ele queria viver e sentir as coisas e fez isso ao seu modo, mesmo que por pouco tempo

 
Às 17 de outubro de 2018 às 16:23 , Blogger Larissa Dutra disse...

Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro, mas ainda não li e não sabia que se tratava de uma história tão emocionante. Adorei tua resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler a obra, que parece nos passar boas lições e sentimentos.

Beijos,
Duas Livreiras

 
Às 22 de outubro de 2018 às 13:23 , Blogger Lucy disse...

Oi, Mi!
Eu li esse livro tem um tempinho e foi só lágrimas para o final épico de um livro emocionante. Também fiquei com raiva do pai dele, mas acho que o comportamento dele é até muito comum para pessoas que não admitem ou não querem encarar a realidade, ao mesmo tempo em que não podem mudá-la.
Bjs
Lucy - Por essas páginas

 
Às 23 de outubro de 2018 às 18:05 , Blogger Jéssica Spuzzillo disse...

Oiee!

Não conhecia esse livro, mas fiquei impactada com a sua resenha!
Bateu uma curiosidade, já anotei a dica! Adorei as mensagens e lições que ele trouxe, principalmente sobre aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos, adoro livros com boas lições!!

Beijos

 
Às 23 de outubro de 2018 às 21:46 , Blogger Carla disse...

Oie!
Já tem um tempo que li o livro, e confesso que não lembro muitos detalhes da história. Lembro que gostei da trama, e achei bem emocionante. Preciso voltar a fazer a leitura dessa trama.
Bjks!
Histórias sem Fim

 
Às 24 de outubro de 2018 às 11:51 , Blogger Aline M. Oliveira disse...

Oi! Que graça de livro. Não conhecia. Apesar de não gostar de livros que já trazem de cara uma possível morte, porque o protagonista sofre de alguma doença, eu achei muito fofo e delicado o jeito como a autora cria as interações e a trama da história, com os garotos e seus sonhos, e abre um pouquinho esse questionamento de uma criança já com esse percepção de que sua vida pode acabar em breve. Acho que iria sofrer um pouquinho nessa leitura. Obrigada pela dica!

Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

 
Às 25 de outubro de 2018 às 16:00 , Blogger Polly - Entre Livros e Personagens disse...

Olá, tudo bom?
Comprei esse livro há algum tempo mas ainda não me preparei psicologicamente para lê-lo! rs Já sei que mesmo sabendo do final não vai ser fácil chegar a ele e sua resenha só me deixou ainda mais certa disso. O protagonista e seu amigo parecem ser adoráveis e saber como tudo vai terminar já me deixa com um aperto no coração. No entanto, ver o quanto você gostou do livro e conhecer as mensagens que o mesmo passa fez com que a vontade de ler seja maior que meu receio rs
Adorei demais sua resenha ♥
Beijos!

 
Às 28 de outubro de 2018 às 18:41 , Blogger Poesia na alma disse...

Só plea resenha, já fiquei tocada, deve ser uma livro forte, emocionante e necessário. Não conhecia e acho que preciso ler, gosto de enredos que trazem esse aspecto fundamental para vida: amá-la. ao menos foi isso que senti lendo a resenha.

 
Às 29 de outubro de 2018 às 00:02 , Blogger D e s s a disse...

Nossa, eu li esse livro quando comecei o blog lá por 2013, e foi uma das melhores leituras que eu fiz. A história é muito tocante, eu quero muito ler outros livros dessa autora. Eu acho a capa muito bonita, e a edição está bem caprichada.
beijos

 
Às 7 de novembro de 2018 às 15:34 , Blogger Tay MeSil disse...

Gostei de conhecer o livro, mas não o leria, pelo menos não no momento. Não ando focada em alguns enredos, principalmente os que envolvam doenças. Mas a dica será anotada, para mais adiante quem sabe conferir essa obra.

 
Às 12 de novembro de 2018 às 22:44 , Blogger Maria Luíza Lelis disse...

Oi, tudo bem?
Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante, especialmente pelas mensagens que ele passa. Não leria nesse momento, pois ando procurando leituras que envolvam temas mais leves. Porém, certamente vou anotar a dica para ler futuramente, pois parece ser uma obra bem sensível e tocante.
Beijos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial